Imprensa -

Projeto Brinquedoteca Itinerante inicia caravana

Sugestão de Pauta

Ação gratuita promovida pela Fundação CDL vai percorrer oito regiões da capital. Primeira parada foi ontem na Pedreira Prado Lopes

 Ontem, domingo, 3, a Brinquedoteca Itinerante iniciou sua caravana pela cidade. A primeira parada foi realizada no bairro Santo André, região Noroeste da capital, a partir das 9h, na Praça Santa Cruz (Comunidade Pedreira Prado Lopes).

Promovida pela Fundação CDL-BH, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a Brinquedoteca Itinerante vai levar a oito regiões da cidade, especialmente às comunidades vulneráveis social e economicamente, atividades gratuitas que estimulam o brincar, a cultura, o lazer, a arte, o protagonismo infantil e a convivência familiar.

Até o mês de junho, a Brinquedoteca Itinerante será instalada em avenidas, praças públicas, parques e comunidade em oito (das nove) regiões de Belo Horizonte, sendo elas: Venda Nova, Norte, Nordeste, Pampulha, Noroeste, Leste, Oeste e Barreiro. Ao todo, serão realizadas oito edições, beneficiando, a cada edição, mais de 400 crianças, de 0 a 12 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. No total, a expectativa é que mais de 3.200 crianças sejam beneficiadas.

Diversão além da Região Central

Belo Horizonte é uma capital com diversas programações culturais. Porém, estudos realizados por meio do Diagnóstico da Situação da Criança e do Adolescente e Jovem (2012), apontam carências de projetos culturais descentralizadas. O levantamento mostrou que 90% das atividades culturais são realizadas na região Centro-Sul da cidade.

“Diante desses números, nos movimentamos para promover a cultura e o lazer para as comunidades em territórios descentralizados. A Brinquedoteca Itinerante irá proporcionar a essas crianças acesso a espaços de criação, leitura e lazer que promovam o direito do brincar, fornecendo a elas a vivência e o acolhimento”, destaca o presidente da Fundação CDL-BH, Wilson Mayrink.

Campanha Erradicação do Trabalho Infantil

Durante as oito edições da Brinquedoteca Itinerante, a Fundação CDL-BH vai realizar campanhas de conscientização para a erradicação ao trabalho infantil.

Por meio de cartilhas, banners e peças gráficas em redes sociais, o objetivo principal da campanha é mostrar os impactos do trabalho infantil na vida das crianças. “As atrações teatrais da Brinquedoteca Itinerante contará também com o reforço a mensagem de erradicação do trabalho infantil”, adianta Mayrink.