Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

“Que otimismo nunca nos falte” – Artigo do presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, para o jornal Edição do Brasil

Clipping

O otimista pode até errar, mas o pessimista já começa errando. Esta tese, um dos muitos ensinamentos que nos deu Juscelino Kubitschek, costuma ser minha companheira de vida. O otimismo alimenta a imaginação e a esperança. Transforma sonhos em realidade. 

Quatro anos atrás, quando, de forma surpreendente, o então candidato Romeu Zema recebeu a missão de governar Minas Gerais, havia uma sensação de incógnita no ar. Afinal, além de herdar um estado mergulhado em uma profunda crise, o governador eleito era um principiante na gestão pública. 

Porém, uma análise mais fria nos dava indícios de que poderíamos ter esperança em um bom governo. Zema teve uma trajetória de absoluto sucesso na iniciativa privada. Transformou um pequeno negócio familiar em uma das maiores empresas do país. Para construir este império, andou muito pelo nosso Estado. Conheceu de perto a realidade da nossa gente.  Conversou olho no olho com os mineiros. Poderia estar chegando à Cidade Administrativa um novato na política, mas não uma pessoa sem uma rica e exitosa experiência de vida. 

Hoje, quatro anos depois daquela enorme surpresa que emergiu das urnas, podemos dizer que a decisão foi acertada. E quem diz isso não sou eu. É o povo mineiro. Zema teve uma vitória incontestável. Venceu no primeiro turno. Ganhou, inclusive, aqui em Belo Horizonte, cidade que teve como prefeito o seu principal adversário na eleição.

Agora, às vésperas de um segundo mandato, as expectativas são muito melhores do que no primeiro. A casa está arrumada. Salários estão sendo pagos em dia. O Estado voltou a receber investimentos e resgatou a confiança dos empreendedores. Na primeira gestão que termina agora foram quase R$300 bilhões de novos investimentos em Minas, que geraram mais de 500 mil empregos para os trabalhadores mineiros. 

Na área social, os indicadores também são favoráveis. Temos o Estado mais seguro do país. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) Minas teve o melhor resultado da sua história. E a saúde voltou a receber investimentos e os repasses para os municípios foram regularizados.

Portanto, o cenário atual é bem mais favorável para sermos otimistas. E ainda há um aspecto de muita relevância que não havia em 2018. Sabendo ouvir e dialogar, o Governador Zema pavimentou uma relação de muito respeito com a sociedade civil organizada. E em qualquer relação humana, confiança é a base para a construção de caminhos para um mundo melhor.