Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Roupas e cosméticos lideramlista de presentes para o Dia dos Namorados

Sugestão de Pauta

O valor médio de compra caiu em relação ao ano passado. Compras serão feitas em lojas físicas e pagamento será à vista

O Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, promete ser recheado de roupas (40,4%) e cosméticos (24%) como presentes, segundo pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). O levantamento realizado com 200 consumidores da capital mineira, entre os dias 15 e 26 de maio, revela que, além desses itens, os namorados também estão de olho em calçados (19,3%), acessórios (13,5%), bolsas, malas e mochilas (9,9%), guloseimas como chocolates e bombons (8,2%) e cestas com quitutes (5,8%). Outros 5,8% disseram que irão criar algo simbólico. No ano passado, os itens mais procurados foram: roupas (36,9%), calçados (17,7%), cosméticos (13,1%) e acessórios (7,7%).

Para adquirir os presentes, os consumidores projetam desembolsar o valor médio de R$ 170,13 por item, sendo que a média será de um presente. Este tíquete representa uma alta de 10,6% em comparação ao valor investido no Dia das Mães (R$ 153,81) deste ano.  

Na análise do tíquete médio dos quatro itens com maior saída, em comparação ao ano passado, as variações foram: 

Roupas: 2023 – R$ 142,03 | 2022 – R$ 187

Cosméticos: 2023 – 179,26 | 2022 – R$ 138

Calçados: 2023 – R$ 154,72 | 2022 – R$ 187

Acessórios: 2023 – R$ 179,63 | 2022 – R$ 146 

Ao serem questionados sobre pesquisa de preços, 70% dos entrevistados afirmaram que consultam o valor dos produtos em mais de uma loja antes de finalizar a compra. 94,5% afirmam que perceberam aumento dos preços dos itens. 

“Os consumidores estão cada vez mais atentos ao histórico de preços dos produtos. Por isso, é fundamental que o lojista não faça remarcações muito elevadas e mantenha boas estratégias de preço para que o negócio se mantenha competitivo”, indica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

Compras em lojas físicas e pagamento à vista

A maioria dos entrevistados (54,4%) pretende realizar as compras em lojas físicas, sendo 28,1% em shopping center e 26,3% em estabelecimentos de ruas e centros comerciais. Em relação às compras pela internet, 38,6% afirmam que devem utilizar este recurso e 5,9% irão adquirir os produtos com pequenos comerciantes autônomos. Ainda de acordo com a pesquisa, 72,5% dos consumidores afirmam que não pretendem realizar as compras para a data no mesmo estabelecimento que compraram no ano passado. 

Formas de pagamento

De acordo com a pesquisa, 76% dos consumidores pretendem pagar à vista, sendo cartão de débito (27,5%), à vista no cartão de crédito (20,5%), PIX (16,4%), dinheiro (11,1%), à vista no cartão da própria loja (0,6%). Já 24% dos entrevistados devem optar pelo pagamento parcelado no cartão de crédito, com uma média de três parcelas. 

Nota-se algumas mudanças de comportamento em relação ao pagamento. O PIX cresceu 429% em relação ao último ano. De forma geral, a intenção de pagamento à vista continua sendo a mais preferida. Isso nos mostra que os consumidores estão evitando se endividar a longo prazo e quando o tíquete médio for maior, estão dispostos a parcelar as compras”, analisa economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos.   

Comemoração

O levantamento da CDL/BH também questionou os consumidores sobre as comemorações que pretendem realizar no Dia dos Namorados. As principais opções apresentadas foram:

  • Bar ou restaurante: 41,5%
  • Refeição especial em casa: 19,9%
  • Não vai comemorar: 15,8%
  • Ir ao cinema, teatro ou museu: 5,3%
  • Motel: 4,1%
  • Viagem romântica: 2,9%

Preço influencia a compra

Na perspectiva dos consumidores, os principais fatores que influenciam o fechamento de uma compra são: preço (21,1%), educação e cortesia dos funcionários (15,2%), qualidade do produto (14,6%), agilidade no atendimento (13,5%), credibilidade da loja (5,8%), conforto (5,8%), desconto em frete (5,8%). 

Ao serem questionados sobre a preferência para finalizar a compra, os entrevistados disseram:

  • Pesquisar e comprar em lojas físicas: 47,5%
  • Pesquisar e comprar em loja online: 36,6%
  • Pesquisar em loja física e comprar loja online: 9,4%
  • Pesquisar em loja online e comprar em lojas física: 6,5%

Áudios do presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, sobre a pesquisa de Dia dos Namorados com consumidores da capital