Secretário especial do Ministério da Economia, Paulo Uebel, vem à capital para apresentar MP da Liberdade Econômica

Na próxima quarta-feira, 10 de julho, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), realiza o evento “Reforma Brasil”, e recebe o secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, do Ministério da Economia, para a palestra “Liberdade Econômica e Desenvolvimento”. O evento será realizado no Centro Cultural do Banco do Brasil (Praça da Liberdade, 450) à partir das 8h30.

O secretário apresentará a Declaração dos Direitos da Liberdade Econômica, elaborada por ele e assinada em 30 de abril pelo presidente Jair Bolsonaro. A declaração, que tramita no Congresso por meio de uma Medida Provisória (MP) busca simplificar e retirar as burocracias da atividade econômica, favorecendo o comércio, os lojistas e a recuperação da economia.

“A burocracia é um dos problemas que mais atrapalham e encarecem a vida dos empresários. É preciso um ambiente de negócios mais simples e amigável, com menos taxas, alvarás e licenças. É nesse caminho que o governo federal está agindo. O trabalho da secretaria de Paulo Uebel é fundamental para a recuperação econômica que o Brasil tanto precisa”, avalia o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Modernização do ambiente de negócios pode aumentar em quase 1% o Produto Interno do País

Estudo do Ministério da Economia aponta que a modernização do ambiente de negócios que será possível com a MP da Liberdade Econômica tem potencial para aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) per capita brasileiro em 0,4% a 0,7% por ano e gerar 3,7 milhões de empregos nos próximos 10 a 15 anos.

Uma das apostas da equipe econômica para destravar negócios e impulsionar o crescimento da economia, a MP prevê ações como o fim da exigência de alvarás e licenças e a redução de burocracia para startups. Quando aprovada, a MP também fará com que o Brasil suba mais de cem posições no Índice de Liberdade Econômica produzido pela The Heritage Foundation.

Além da MP, a secretaria de Uebel trabalha com importantes projetos para o comércio e a indústria, todos focados na simplificação, desburocratização e retomada do crescimento. Entre eles, estão um novo eSocial mais simplificado para empresas e empregadores domésticos, mudanças na forma de contratação, avaliação e remuneração dos servidores públicos e a simplificação do Bloco K, tema fundamental à indústria.

Advogado, Paulo Uebel foi secretário de Gestão do ex-prefeito de São Paulo, João Doria. No ministério, ele é responsável pelas propostas de reforma do Estado, desburocratização e governo digital. Ele foi diretor do Instituto Millenium e presidente do Instituto de Estudos Empresariais de Porto Alegre, responsável pelo Fórum da Liberdade.

Palestra: Liberdade Econômica e Desenvolvimento

Data: 10 de julho, quarta-feira

Local: Centro Cultural Banco do Brasil

Endereço: Praça da Liberdade, 450 (Entrada do evento pela lateral, na Rua Cláudio Manoel)