Imprensa - 16 de fevereiro de 2016 Segmento de drogarias, perfumes e cosméticos fecha ano de 2015 com crescimento de 9,2% nas vendas Sugestão de Pauta Belo Horizonte, 16 de fevereiro de 2016 – O segmento de drogarias, perfumes e cosméticos não tem do que reclamar de 2015. De acordo com o indicador de vendas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) este segmento registrou crescimento de 9,2% nas vendas no último ano quando comparado com 2014. Segundo o vice-presidente da CDL/BH, Marco Antônio Gaspar, o aumento se deve, principalmente, ao baixo custo unitário dos cosméticos e que na maioria das vezes dispensa o uso do crédito. “Em todas as datas comemorativas este segmento tem destaque, já que oferece produtos que atende a diversos públicos, de diferentes faixas etárias”, disse. “Além disso, a aquisição desses produtos está diretamente ligada à elevação da autoestima do consumidor”, completou. A alta das vendas do segmento de drogarias, perfumes e cosméticos se manteve durante boa parte do ano. Os únicos meses em que esse segmento apresentou queda foram: fevereiro, abril e maio. Outro segmento que apresentou crescimento em boa parte do ano foi o de supermercados e produtos alimentícios. “Apesar de fechar o ano com queda de 0,65%, este segmento apresentou crescimento em sete dos 12 meses de 2015”, disse o vice-presidente da CDL/BH. Acumulado – No acumulado do ano, as vendas do comércio da capital mineira apresentaram queda de 4,34%. Para Gaspar esse resultado é consequência do cenário econômico enfrentado 2015. “Entraves políticos vêm impedindo a formação de um plano consistente por parte do governo federal de crescimento a longo prazo. Isto acaba por impactar negativamente na confiança dos empresários e consumidores”, disse. Na comparação com novembro de 2015, as vendas de dezembro apresentaram crescimento de 2,99%. “Esse crescimento é resultado das vendas de Natal, data tradicionalmente marcada pela troca de presentes”, afirmou Gaspar. Os segmentos que apresentaram crescimento foram: tecidos, vestuário, armarinho e calçados (+4,79%), drogarias, perfumes e cosméticos (+3,92%), artigos diversos que incluem brinquedos, material fotográfico, computadores e acessórios, artefatos de borracha e plástico, discos e fitas, óticas, caça e pesca, cutelaria e material esportivo (+3,7%), supermercados e produtos alimentícios (+2,66%) e ferragens, material elétrico e de construção (+1,66%). Apresentaram queda os seguintes segmentos: máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (-6,11%), veículos novos e usados (-3,18%) e Papelarias e Livrarias (-0,63%). Quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, as vendas de dezembro de 2015 em Belo Horizonte apresentaram queda de 3,81%. “Novamente observa-se nesta base de comparação o efeito negativo da desaceleração da atividade econômica, do aumento da inflação e da taxa de juros sobre o nível de consumo, e por consequência, das vendas”, finalizou o vice-presidente da CDL/BH.