Selic – Taxa Básica de Juros

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu hoje pela segunda redução seguida de 0,5 p.p da taxa básica de juros, passando para 5,5% ao ano. A evolução nas reformas estruturais e a inflação sob controle, aliada a uma atividade econômica lenta são alguns dos fatores que contribuíram para que o Banco Central reduzisse a taxa básica de juros, com o objetivo de expandir a oferta de moeda no mercado.

A expectativa dos setores de comércio e serviços é que o governo continue a desacelerar os juros para estimular as vendas e a retomada de crédito tanto para os consumidores, quanto para os empresários. Pois, apesar do cenário econômico estar melhor quando comparado aos últimos anos, com os principais indicadores macroeconômicos apresentando melhora, o ritmo de crescimento da atividade econômica continua lento e longe do ideal para uma retomada efetiva da economia.

Sabemos que com a decisão de continuar a cortar os juros, o governo pretende incentivar o mercado, o que é benéfico para toda a cadeia produtiva. Ao diminuir a taxa Selic, a tendência é reduzir os custos do crédito e incentivar a produção e o consumo. E para os setores de comércio e serviços é fundamental que seja criado esse ambiente mais favorável para a expansão dos negócios, a geração de emprego e renda.

Quanto mais baixas forem as taxas de juros, melhor para a economia. Os consumidores ampliam as compras, pois o crédito fica mais acessível, o que é muito importante para fomentar o aumento das vendas. E com a proximidade de importantes datas comemorativas do segundo semestre, como o Dia das Crianças e Natal, é cada vez mais relevante termos uma taxa básica de juros menor. Além disso, as empresas produzem mais e podem aumentar seus investimentos em sua capacidade produtiva, criando assim um ciclo virtuoso que favorecerá a retomada da economia.

A continuidade da queda na taxa de juros é um fator primordial para o bom desempenho do varejo e a recuperação da atividade econômica. Por isso, esperamos que nas próximas reuniões, o Copom mantenha os cortes dos juros. Nossa expectativa também é que seja criado um ambiente interno propício para a recuperação do investimento, pois esse é o principal caminho para a retomada do crescimento da economia brasileira. Outro ponto imprescindível para a melhora do cenário econômico é a aprovação das reformas da Previdência e Tributária, que são fundamentais para incentivar o crescimento de forma sustentável do Brasil.