Imprensa -

Seminário sobre conexão entre o mercado tradicional e a inovação no varejo teve início ontem com palestra do publicitário Walter Longo

Sugestão de Pauta

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e o Sebrae Minas realizaram nessa segunda-feira, 18, o primeiro dia do Summit Experience Comércio e Serviços, abrindo a Semana Global de empreendedorismo. O evento, que tem como objetivo promover a conexão entre o mercado tradicional e a inovação do varejo, reuniu especialistas renomados em novas tecnologias, mercado e experiências voltadas ao segmento varejista. A abertura do encontro foi feita pelo presidente do Sebrae Minas, Roberto Simões, e pelo presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Simões destacou que a união de esforços entre as duas entidades teve como propósito trazer para o público participante o que há de mais atual e inovador no mercado de experiências de consumo no segmento do varejo.  “Sabemos que estamos passando por constantes e rápidas mudanças. Nesse novo cenário, é fundamental proporcionarmos novas experiências para os clientes, além de tornar o negócio  mais competitivo. E por isso, selecionamos profissionais do mais alto nível que irão debater assuntos ligados à sustentabilidade dos negócios, evolução no comportamento do consumidor, transformação digital, inteligência financeira nos negócios, entre outros temas de extrema relevância”, disse.

O presidente da CDL/BH ressaltou que o varejo, assim como outros segmentos, precisa se reinventar constantemente e a inovação é, sem dúvida, o caminho para isso. "Tudo em nosso negócio envolve tecnologia. Compra, venda, controle de estoque, relacionamento com o cliente, meios de pagamento. Ou seja, a evolução é real e constante. E quando falamos em inovação, não falamos só em tecnologia. Falamos também em novas formas de atender e de surpreender o consumidor, novas formas de administrar nossos negócios e de apresentar nossos produtos e serviços", frisou.

Ele ainda apontou que o mundo empresarial está em evolução permanente e o apoio de entidades como a CDL/BH e o Sebrae Minas é fundamental para o sucesso de cada comerciante e empreendedor. Após as falas iniciais, o público presente acompanhou a apresentação da palestra “O Varejo na Era Pós-Digital”, ministrada pelo publicitário, administrador de empresas e CIO da Unimark, holding de entretenimento especializada em e-sports, Walter Longo.

Durante a apresentação, Longo dividiu o conteúdo em quatro tópicos. No primeiro deles, o palestrante falou sobre as empresas adquirirem a “Alma Digital”. “Os empresários precisam entender que é necessário criar modelos colaborativos de gestão e inovação, que os seus respectivos negócios devem ser evolutivos, pois os clientes possuem novos anseios e perspectivas a serem atendidos”, disse.

Em seguida, Longo falou sobre como as empresas devem aprender a atuar na efemeridade. Ele apontou que a gratificação instantânea passou a ser a nova premissa da satisfação do cliente. “Essa realidade exige maior capacidade, adaptação, flexibilidade e velocidade por parte dos gestores. Ou seja, nunca estivemos em um momento tão propício para o sucesso dos micro e pequenos empresários, pois eles atuam exatamente dessa forma, diferentemente das grandes empresas, que tem muita dificuldade em se adaptar ao momento atual”, ressaltou.

A terceira temática tratou do individualismo. Segundo ele, essa nova forma de consumo mudou o modo como as pessoas compram os seus produtos, uma vez que as empresas devem entender que cada cliente espera ter um tratamento único. Por último, o especialista ressaltou que as mulheres devem ter mais oportunidades na direção dos negócios. “A economia digital necessita de ter colaboração e sensibilidade. O sexo feminino tem por característica ser multitarefa, além de priorizar o diálogo, ser mais sociável e colaborativo. Portanto, podemos dizer que os homens são analógicos e as mulheres digitais”, completou.

Após a palestra, os empresários Alexandre Poni, do Verdemar, e Modesto Araújo, da Drogaria Araújo, participaram de painel “Mineiros de Sucesso”. Os gestores falaram do histórico de suas respectivas empresas e de suas experiências no mercado varejista.  Para conferir a programação completa do evento, basta acessar o link www.summit2019.cdlbh.com.br/.