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Solução ajuda empresários a realizarem negociações mais seguras e facilita a concessão de crédito aos consumidores

Sugestão de Pauta

Na imobiliária Vitrine nenhuma locação de imóvel é concluída sem antes ser feita uma análise de risco completa do possível locatário. Para isso, a imobiliária conta com uma importante ferramenta, o “SPC Consulta”. O gerente imobiliário da empresa, Thiago De Las Casas, explica que para o seu ramo de atividade é fundamental conhecer o histórico do cliente. “Utilizamos este serviço há mais de cinco anos. Ele nos permite saber se a pessoa é ou não uma boa pagadora e caso ela tenha qualquer restrição não alugamos os imóveis. Com essa verificação evitamos os maus pagadores e futuras cobranças”, diz. “Sem este recurso com certeza teríamos um índice de inadimplência muito maior. Além disso, os contratos levariam um tempo superior para serem acertados, o que causaria, até mesmo a desistência por parte dos clientes”, acrescenta.

Para o sócio-diretor da empresa OMG, que trabalha com serviços de factoring, Moacir Diniz, os processos de concessão de crédito se tornaram mais simples e assertivos desde que eles começaram a usar o “SPC Consulta”, há cerca de seis meses. “Utilizamos muito a ferramenta. É fundamental para o nosso negócio conseguir ter um espelho que mostra a realidade em que se encontra o CPF ou CNPJ. Não podemos realizar transações ou vendas de produtos e serviços sem saber como anda a situação financeira do cliente”, esclarece Diniz. “Por meio deste serviço, que possui um baixo custo-benefício, nós fazemos um acompanhamento da situação do cliente durante todo o período em que ele está negociando com a empresa. Assim, conseguimos monitorar se ele permanece em dia com seus pagamentos e pode obter mais recursos conosco”, conclui o sócio-diretor da OMG.

Ferramenta garante mais transparência nas transações

O “SPC Consulta” é uma das soluções disponibilizadas pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) que auxilia os empresários a vender e realizar negociações com mais segurança, facilitando os processos de concessão de crédito aos consumidores, tornando-os mais rápidos e simples. A ferramenta fornece todas as informações cadastrais e restritivas de pessoas físicas e jurídicas, como dívidas de contratos, duplicatas, financiamentos, cartões de crédito, empréstimos, títulos protestados em cartórios, entre outros. Para ter acesso a todas as informações, as empresas precisam apenas informar o CPF ou CNPJ.

O uso do “SPC Consulta” possibilita maior garantia nas operações financeiras realizadas pelas empresas, além, da prevenção de fraudes. “O “SPC Consulta” é uma importante aliada no combate à fraude. Por meio dela é possível identificar, em poucos minutos, se o CPF ou CNPJ informado no momento da transação é válido e está com qualquer impedimento”, comenta o presidente da CDL/BH, Bruno Falci.  Outro ponto no qual a ferramenta ajuda, aos empresários, é no controle e diminuição da inadimplência.

Concessões de crédito mais ágeis com o “SPC Consulta”

No momento de conceder crédito aos consumidores, o “SPC Consulta” permite verificar todo histórico do cliente. Se ele possui registros nos cadastros de devedores, títulos protestados e cheques sem fundos, sustados, roubados, cancelados ou extraviados. “A consulta é imprescindível no momento da análise de crédito. Ela oferece segurança e agilidade nas transações comerciais e diminui os riscos de inadimplência”, explica Falci. “Esse processo otimiza a concessão de crédito aos consumidores, não sendo mais necessário diversos processos burocráticos, que muitas vezes até constrangem os clientes”, acrescenta.

O “SPC Consulta” também viabiliza a avaliação do risco de liquidez dos empreendimentos, sendo possível saber quais as chances de uma empresa não conseguir arcar com os seus compromissos antes de contratá-la.