Imprensa - 21 de fevereiro de 2017 SOS Cidadão evita dor de cabeça para quem perde ou tem os documentos e cheques roubados Sugestão de Pauta Imprevistos acontecem o tempo todo. Alguns deles, como perda e roubo de documentos e cheques, podem nos gerar uma grande dor de cabeça se não tomarmos as medidas corretas. Para situações como essa, que são comuns principalmente em feriados prolongados como o carnaval, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) disponibiliza o SOS Cidadão. Gratuito, o serviço é de utilidade pública e, ao acioná-lo, o consumidor evita que seus documentos sejam utilizados indevidamente no comércio, em qualquer lugar do Brasil. O SOS Cidadão funciona de segunda a sexta feira de 8h30 às 14h30 na sede da CDL/BH (Avenida João Pinheiro, 495 – bairro Boa Viagem). Érica Ribeiro, advogada da CDL/BH, explica que para utilizar o serviço, o consumidor deve, em primeiro lugar, procurar a Delegacia de Polícia Civil e fazer uma ocorrência. “Em caso de perda ou roubo do cheque, o cancelamento deve ser junto ao banco. Já no caso do cartão, deve-se informar à administradora”, complementa. Ainda de acordo com a advogada, após esses procedimentos, a pessoa poderá registrar o roubo ou perda dos documentos e cheques no SOS Cidadão pelo telefone 3249-1919. “O consumidor tem até sete dias para comparecer pessoalmente à CDL/BH e apresentar a ocorrência policial que comprove o fato. O não comparecimento neste prazo implica na retirada automática do registro”, ressalta. Criado em 1998, o SOS Cidadão recebe, em média, 400 inclusões por mês, com grande procura durante os feriados prolongados e no final do ano. Em 2016 foram realizadas 4.405 inclusões no serviço.