Imprensa - 5 de fevereiro de 2013 SOS Cidadão Sugestão de Pauta Para quem perdeu ou teve os documentos e cheques roubados, a CDL/BH oferece o SOS Cidadão. O serviço de utilidade pública, que é gratuito e funciona de segunda a sexta feira de 8 às 19 horas, evita que o consumidor tenha os seus documentos utilizados indevidamente no comércio em qualquer lugar do Brasil. Criado em 1998, o SOS Cidadão recebe, em média, 659 inclusões por mês, com grande procura durante os feriados prolongados e no final do ano. Em 2012 foram feitas 7.908 inclusões no serviço. O consumidor deve, em primeiro lugar, procurar a Delegacia de Polícia Civil e fazer uma ocorrência. Em caso de perda ou roubo do cheque, o cancelamento deve ser junto ao banco; no caso do cartão, deve-se informar à administradora. Após esses procedimentos, a pessoa poderá registrar o roubo ou perda dos documentos e cheques no SOS Cidadão pelo telefone 3249-1919, evitando que eles sejam utilizados indevidamente no comércio. O consumidor tem até sete dias para comparecer à CDL/BH e apresentar a ocorrência policial que comprove o fato. O não comparecimento neste prazo implica na retirada automática do registro.