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Supertrimestre: comércio animado para a reta final do ano

Sugestão de Pauta

Período é marcado pelas principais datas comemorativas e pagamento do 13° salário. Histórico positivo do setor de comércio e serviços ao longo de 2023 reforça a positividade dos lojistas

As atividades econômicas ligadas ao setor de comércio e serviços da capital mineira têm apresentado bom desempenho ao longo do ano. De janeiro a julho, o crescimento foi de 0,97%. Já na análise mensal (Jul.23/Jun.23), o volume de vendas do comércio varejista cresceu 1,28%. O índice foi acima da média nacional e estadual, onde ambas avançaram 0,7%. 

Os bons resultados acumulados ao longo do ano trazem boas perspectivas para o supertrimestre, que abrange os meses de outubro, novembro e dezembro e tem datas como Dia das Crianças, Black Friday e Natal. 

“O período é marcado pelas principais datas comemorativas do ano. A expectativa para o ‘supertrimestre’ é de aumento de vendas e de crescimento do faturamento para o comércio”, avalia o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva. Ainda segundo o dirigente, a boa expectativa é resultado do cenário econômico favorável gerado pela redução da inflação, geração de empregos, aumento da renda e da confiança dos consumidores. 

Atrelada às datas comemorativas, está a chegada do 13° salário. A renda extra representa maior chance de consumo, contratação de serviços e redução da inadimplência. “Muitas pessoas utilizam esse recurso para quitar dívidas, outras optam por comprar presentes, viajar ou contratar um serviço. Com isso, várias cadeias da economia são favorecidas”, aponta Souza e Silva. 

Consumo e cautela 

Muitas lojas oferecem promoções e liquidações no último trimestre para atrair compradores. Isso pode incluir descontos, brindes e ofertas especiais. A Black Friday é uma das datas mais importantes do período, já que concentra vendas de maior valor agregado e é uma preparação para o Natal. 

Aproveitando as condições oferecidas pelos lojistas, muitas pessoas tendem a gastar mais dinheiro nessa época comprando presentes, alimentos, decorações e participando de celebrações, o que impulsiona as vendas no varejo. Entretanto, é importante ter atenção e observar o contexto econômico para alinhar as expectativas de faturamento. 

“Ainda que as datas comemorativas do ano tenham sido positivas e o varejo esteja em crescimento, muitos consumidores ainda estão inadimplentes. Isso pode afetar no quanto estão dispostos a gastar”, alerta o dirigente. 

A recomendação da entidade é aproveitar o período favorável, entendendo que o sucesso nas vendas nesse período depende de vários fatores, incluindo a capacidade de se adaptar às condições de mercado e criar estratégias comerciais atrativas. “Facilidade de pagamento, promoções e um rico mix de produtos aumentam as chances de vendas e, até mesmo, a fidelização do cliente”, aconselha Marcelo de Souza e Silva. 

Expectativas para 2024

O ambiente econômico em 2023 foi marcado por acontecimentos importantes como crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), avanço do setor de comércio e serviços e indústria, evolução positiva da inflação, flexibilização da política monetária por parte do Banco Central e aquecimento do mercado de trabalho. 

Esse cenário faz com que a expectativa para 2024 seja positiva, em especial para o comércio. “Espera-se uma recuperação gradual ao longo do próximo ano, já que as condições financeiras devem ficar menos restritivas com a flexibilização da política monetária. Fora isso, há a previsão de que o investimento estrangeiro no país cresça 7,7%, em função do arcabouço fiscal e da reforma tributária. Com tudo isso, o consumo das famílias e a performance do varejo tendem a ser beneficiados em 2024”, finaliza o presidente da CDL/BH.