Taxa Selic: Opinião do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Bruno Falci

O Comitê de Política Monetária do Banco do Central, acertadamente, prosseguiu com os cortes na Taxa Básica de juros, mantendo o ritmo de queda da Selic. Com essa redução, a taxa chegou ao menor patamar da série história e deve permanecer nesse nível, pelo menos, até o primeiro semestre de 2019. Essa decisão é favorável, e impacta positivamente em toda a cadeia produtiva.  Para os setores de comércio e serviços, a continuidade da queda na taxa de juros é um fator primordial para fomentar o crédito, além de impulsionar a atividade econômica e contribuir para a consolidação gradual do crescimento da economia.

Com a queda da taxa de juros, o custo para obtenção de crédito fica mais barato e a produção e o consumo são estimulados. Além disso, a renegociação dos débitos também se torna menos onerosa, o que favorece a redução da inadimplência. Quanto mais baixas forem as taxas de juros, melhor para a economia. Os consumidores ampliam as compras, as empresas produzem mais e investem em sua capacidade produtiva.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) considera que as decisões tomadas ao longo do ano de 2017 e no início de 2018 pelo Banco Central, para desacelerar o aumento da inflação e reduzir os juros têm sido assertivas. A expectativa para 2018 é de que a economia aumente o ritmo de crescimento, com expansão do Produto Interno Bruto (PIB), que já encerrou 2017 com saldo positivo, e avanço nas vendas do varejo. Porém, somente a queda dos juros não é suficiente para o País consolidar sua recuperação. É necessário que o governo federal siga aprovando as reformas e tomando medidas que são essenciais para a sustentabilidade do País e proporcionem o aumento dos investimentos produtivos, que são responsáveis pela geração de emprego e renda. Além disso, esperamos que o cenário politico e as incertezas politicas, devido às eleições, não influenciem negativamente o crescimento da economia do Brasil.