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Tendências mundiais para o varejo que podemos aplicar em BH 

Sugestão de Pauta

Marcelo de Souza e Silva

Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH)

Entre os dias 15, 16 e 17 de janeiro, a cidade de Nova York se tornou o centro das atenções, não apenas por suas ruas vibrantes, milhares de turistas e todo o charme. Mas também por concentrar, ao longo desses dias, mais de 40 mil pessoas entre empresários, empreendedores, estudiosos, CEOs de gigantes do mercado em torno da 113ª. edição da maior feira do varejo em todo o mundo, a NRF Retail’s Big Show 2023.

Tive o privilégio de estar presente neste evento que movimenta ideias, mentes e nos traz tendências e novos comportamentos de consumo. Dentre os diversos aprendizados desta imersão, destaco alguns que, traduzindo para a realidade de nossa Belo Horizonte, devem estar no radar dos lojistas e empreendedores. 

Dados sobre seu cliente são uma das principais fontes de riqueza.  É por meio deles que você conseguirá oferecer uma experiência de compra personalizada, antecipar as vontades e se fazer presente na vida de seu cliente. E não pense que para criar um banco de dados é preciso investir em ferramentas caríssimas. Se o seu orçamento lhe permite, vá em frente, existem excelentes opções no mercado. Mas se não for o seu caso, a boa e velha planilha é infalível. Crie um diário com as informações mais preciosas que puder reunir: frequência de compra, produtos mais escolhidos, formas de pagamento mais utilizadas, data de aniversário, entre outros. E atenção, o uso desses dados é para ser feito com moderação. Estamos em tempos de Lei da Proteção Geral de Dados, por isso, utilize esses dados com cautela, bom senso e responsabilidade. 

As lojas físicas estão mais firmes e fortes do que nunca!  Sabemos que muito se falou ao longo dos dois últimos anos sobre o enfraquecimento das lojas físicas em função do avanço do comércio digital. Mas, o que a NRF Retail’s Big Show 2023 nos mostrou é que os estabelecimentos físicos seguem como um essencial ponto de contato entre marca e consumidor e, claro, podem ser o local onde o cliente vivencia as melhores experiências com o produto ou serviço. Por isso, investir em uma boa ambientação, acessibilidade e atendimento de alta qualidade é fundamental para obter sucesso e loja cheia. 

Outro ponto importante que pude observar nesta edição da feira é que, tão importante quanto as tendências, previsões e comportamentos, é ter o pé no chão. Muito se falou sobre o lojista não desviar a atenção de assuntos corriqueiros, mas de extrema importância como fluxo de caixa, controle de estoque, manutenção da cadeia de suprimentos e atenção à mão de obra. Apesar do reaquecimento das atividades comerciais, não podemos nos esquecer que ainda enfrentamos um cenário macroeconômico desafiador, com grandes economias fragilizadas, como o próprio Estados Unidos. Por isso, atentar-se à realidade de seu negócio é a melhor maneira de mantê-lo funcionando sem custos desnecessários, caixa saudável e estoque que atenda às demandas. 

Em minha percepção, esses foram alguns dos principais insights da NRF Retail’s Big Show e que, facilmente, podem ser adaptados à realidade do setor de comércio e serviços de nossa cidade. Acredito que em 2023 teremos muitas oportunidades de mudanças, adaptações e avanços. Aos empreendedores e lojistas fica o meu convite para analisar essas tendências e, à medida do possível, colocar em prática em seu negócio. 

Foto: Adão de Souza/PBH