Imprensa - 29 de novembro de 2012 Termina amanhã mutirão para quem quer limpar o nome Sugestão de Pauta Belo Horizonte, 29 de novembro de 2012 – Aberta no dia 26 de novembro, a Campanha de recuperação de crédito da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) já regularizou os débitos de 9.182 consumidores. Descontos podem chegar a 95%, já que as empresas participantes estão com postura agressiva na hora de negociar os débitos. Nos três primeiros dias de campanha foram atendidos 17.439 consumidores. O atendimento é de 7 as 18 horas e a CDL/BH está localizada à Avenida João Pinheiro, 496, Belo Horizonte, próximo à Praça da Liberdade e do Detran. Perfil do inadimplente – Pesquisa da CDL/BH realizada com 400 consumidores da capital mineira nas primeiras semanas de novembro apontou que 64,97% dos entrevistados devem mais de R$ 500. Dos consumidores entrevistados, 36,46% tem somente uma conta em atraso. Os consumidores inadimplentes pretendem quitar as dívidas nos próximos 30 dias de acordo com 67,5% dos entrevistados. Forma de pagamento – O cartão de crédito continua liderando a lista dos vilões da inadimplência. De acordo com a pesquisa da CDL/BH, 40,74% dos consumidores ficaram inadimplentes com débitos no cartão de crédito. Compra no crediário ocupa o segundo lugar no ranking de acordo com 23,28% dos consumidores entrevistados. Em seguida estão: empréstimos em bancos e/ou financeiras (11,11%); compra a prazo com cheque pré-datado (10,58%) e telefonia móvel, compras para terceiros, documentos roubados, plano de saúde (7,41%) e compra a vista com cheque (6,88%). O perfil do inadimplente de Belo Horizonte segue da seguinte forma: 54% são do sexo masculino; 30,5% têm idade entre 41 e 50 anos; 45,5% são solteiros; 34,57% têm renda entre R$ 1.376 e R$ 2.200 e 50% trabalham com carteira assinada.