Uma importante vitória para o setor de comércio e serviços de BH

Artigo: Marcelo de Souza e SilvaPresidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH)

O setor de Comércio e Serviços de Belo Horizonte possui quase 398 mil estabelecimentos, sendo que 91% são pequenos negócios. Juntas, todas essas empresas geram 83% dos empregos da capital mineira e 72% do Produto Interno Bruto. Esses números não deixam dúvidas de que estamos falando de um gigante econômico e social.

Com tamanha importância para o desenvolvimento do município, o setor de Comércio e Serviços carece, cada vez mais, de maior atenção dos poderes públicos. Na última semana, em uma proveitosa reunião com o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o vereador Gabriel, demos um importante passo rumo a essa valorização e cuidado especial. Ficou definido que, assim que o legislativo retomar as atividades, o presidente da CMBH vai propor a inclusão do tema Comércio e Serviços na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, visando uma atenção mais específica à principal força econômica da cidade. Dessa forma, o colegiado passa a se chamar Comissão de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Serviços, Transporte e Sistema Viário

Dezenas de proposições legislativas que podem impactar as empresas são apresentadas todos os anos pelos vereadores no Legislativo Municipal. Somente no radar de acompanhamento da CDL/BH, encontram-se mais de 110 projetos de  lei ativos tramitando na CMBH. É de fundamental importância a dedicação de um colegiado que tenha a competência regimental de apreciar todas as proposições legislativas em  tramitação na Câmara Municipal que podem impactar os negócios na cidade.

Ainda nesta reunião com o presidente Gabriel, na qual também estiveram presentes os vice-presidente da CDL/BH, conversamos sobre  alguns projetos de lei em tramitação na casa que poderão beneficiar o comércio e os serviços, propondo a diversificação de usos de espaços públicos para movimentar o setor de cultura e eventos, incentivo financeiro para instalação de empresas de tecnologia – startups – no município, simplificação e desburocratização de processos, facilitando a vida dos empreendedores.

Para melhorar o ambiente de negócios, solicitamos que a Câmara atue para evitar o aumento da carga tributária e de obrigações desnecessárias para as empresas que desestimulam e dificultam seu crescimento. Como “dever de casa”, nos comprometemos a  listar os entraves que atrapalham a vida dos empreendedores e pesquisar normatizações e modelos de funcionamento do setor em outros municípios que se aproximem do que eles gostariam que fossem adotados em BH. Assinamos, em conjunto, uma carta onde nos comprometemos com esse levantamento e, posteriormente, definir soluções para desburocratizar o ambiente de empreendedorismo.

Como todos sabem, é impossível falar do setor de comércio e serviços sem citar a região do Hipercentro da cidade que, infelizmente, se encontra bastante deteriorada. A revitalização do Hipercentro é uma das bandeiras comuns de Gabriel e da CDL/BH. Por isso, nos propusemos a unir esforços para a construção de propostas e parcerias para sua efetivação. Entre as medidas que pretendemos realizar está a requalificação das calçadas, favorecendo a circulação das pessoas e a visibilidade dos prédios históricos, lojas e restaurantes, atraindo empreendimentos, cultura, arte e público para a região.

Iniciar 2023 com essas ações nos traz boas perspectivas para o setor ao longo do ano. Acredito que vivenciar o propósito da CDL/BH, que é fazer de nossa cidade o melhor lugar para se empreender e viver, é estar em constante busca de parcerias, resoluções e programas que possam fortalecer nossa cidade. Este foi um passo importante para o fortalecimento e sustentabilidade desse gigante de nossa economia. Muitos passos importantes ainda serão necessários e, com certeza, ter o Legislativo ao nosso lado nos levará mais longe.