Imprensa -

Una e CDL/BH oficializam parceria para
o fomento do setor varejista de Belo Horizonte

Sugestão de Pauta

Por meio de projetos acadêmicos, alunos contribuirão com decisões estratégicas de empreendedorismo e resolução de problemas organizacionais do comércio

A Una Cidade Universitária – instituição da Ânima Educação – e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) assinaram na última semana termo de cooperação que oficializa a parceria entre as duas instituições. A ideia é que, por meio de projetos acadêmicos e compartilhamento de conhecimentos teóricos, os alunos contribuam com decisões estratégicas de empreendedorismo e ajudem a solucionar problemas organizacionais do setor varejista. A parceria justifica-se pelo mapeamento das iniciativas passíveis de realização conjunta, com uma sinergia que beneficiará cursos de todas as áreas do conhecimento, por meio das múltiplas frentes nas quais a CDL/BH atua e dos múltiplos ramos de atividade das empresas associadas a ela.

Para o reitor da Una, Rafael Ciccarini, esta iniciativa corrobora a evidência de que um ecossistema de aprendizagem, de negócios e de inovação, só pode elevar sua eficiência e robustez a partir de colaboração e de alianças sólidas. “A união entre Una e CDL/BH tem importância vital tanto para os nossos alunos quanto para a cidade, que tem no setor produtivo 70% de serviço e comércio. Ela traz uma gama de possibilidades a explorar, mas a essência é a oportunidade de aproximação com o mercado e de estar junto com empresas importantes que fazem a diferença, como é o caso da CDL/BH”, destaca Ciccarini. Segundo ele, a união permitirá aos estudantes colocarem a “mão na massa” atuando em projetos relevantes para o fomento do setor varejista.

“A formação conjunta no modelo ‘aprender fazendo’ é uma tendência que já vem sendo aplicada nas maiores instituições de ensino ao redor do mundo e os resultados são extremamente positivos. É de grande importância que o estudante da Una – uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do Brasil – ainda no curso, conheça como o mercado de trabalho funciona e a maneira que ele, como futuro profissional, poderá contribuir para melhorar, avançar e inovar este ambiente. E o setor de comércio e serviços da capital é um dos mais importantes do país, logo, o estudante terá oportunidade de vivenciar experiências em grandes empresas e colaborar para o fomento da área”, ressalta o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

A parceria entre as duas instituições estrutura-se a partir da cooperação em sete eixos de atuação, já em andamento: criação de Unidades Curriculares Duais – modelo de ensino com duração de um semestre aplicado em torno de um desafio real da área de conhecimento da graduação e de forma articulada e multidisciplinar; capacitação para associados e colaboradores; ações conjuntas nos hubs de inovação da Una; mapeamento do entorno; atividades para o desenvolvimento de habilidades tech em profissionais acima de 60 anos e o projeto Una Mulheres, que oferece apoio para a reinserção de mulheres em situação de vulnerabilidade social ao mercado de trabalho.

Sobre a Una

Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2021 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, diversidade, acessibilidade e empregabilidade.

Sobre a CDL

A CDL/BH é uma entidade de classe sem fins econômicos, filiação política, partidária ou religiosa que há mais de 60 anos promove soluções para o comércio varejista e os setores de serviços de Belo Horizonte, e também contribui para o desenvolvimento social e econômico de nossa comunidade.  Atualmente, a Entidade é a porta-voz de mais de 13 mil associados, distribuídos em diversos segmentos, entre eles: instituições financeiras / bancos, telecomunicações, eletrodomésticos, instituições de ensino, hipermercados e supermercados, construção / imobiliário, serviços e varejo.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de ‘Transformar o Brasil pela Educação’, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 310 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 400 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima. Em 2021, a Ânima conquistou o 1º lugar no setor serviços e ficou na 45ª posição no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil pelo Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Além disso, foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.