Imprensa - 13 de novembro de 2012 Varejo de BH cresceu 7,37% nos nove primeiros meses do ano Sugestão de Pauta Belo Horizonte, 13 de novembro de 2012 – Mesmo em um momento fraco da economia, o comércio da capital mineira vem apresentando bons resultados. No acumulado do ano (Jan.12-Set.12)/(Jan.11-Set.11) o crescimento foi de 7,37%. Para a economista da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Ana Paula Bastos, a melhora no mercado de trabalho, com a entrada de um maior número de trabalhadores e o aumento nos rendimentos são alguns dos fatores que contribuíram para este crescimento. “Além disso, a atual situação do crédito no país tem impulsionado ainda mais o setor varejista”, afirmou. Os setores que apresentaram crescimento neste período foram: produtos farmacêuticos (+8,64%); Papelarias e Livrarias (+8,56%); tecidos, vestuário, armarinho e calçados (+7,54%); máquinas, eletrodomésticos, móveis e equipamentos (+5,52%); ferragens, material elétrico e de construção (+4,87%); supermercados e produtos alimentícios (+4,28%); veículos novos e usados (+2,9%) e artigos diversos que incluem acessórios em couro, brinquedos, óticas, caça, pesca e cutelaria, material esportivo, material fotográfico, computadores e periféricos e artefatos de borracha (+0,7%). Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (Set.12/Set.11) o aumento nas vendas foi de 0,32%. “O crescimento se deve à melhora no mercado de trabalho, redução dos juros, aumento da renda e expansão do crédito”, explicou a economista da CDL/BH. Nesta base de comparação os setores que apresentaram crescimento foram: supermercados e produtos alimentícios (+4,31%); ferragens, material elétrico e de construção (+1,78%); produtos farmacêuticos (+1,6%); tecidos, vestuário, armarinho e calçados (+0,4%) e artigos diversos (+0,13%). Na comparação com o mês imediatamente anterior, o índice real de vendas apresentou em setembro queda de 2,94%. Para Ana Paula, o Dia dos Pais torna o mês de agosto uma base forte de comparação, provocando um desaquecimento relativo das vendas em setembro. Apresentaram crescimento nesta base de comparação: supermercados e produtos alimentícios (+0,72%) e artigos diversos (+0,03%).