Imprensa - 9 de outubro de 2018 Vendas de última hora para o Dia das Crianças devem aquecer o comércio de Belo Horizonte Sugestão de Pauta A expectativa é que o movimento no comércio, com o aumento das vendas para o Dia das Crianças, cresça nos próximos dias, devido a proximidade da data. Segundo levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a maior parte dos entrevistados (56,6%) ainda não realizou as compras dos presentes e deve fazer isso até o dia 12. “Em todas as datas comemorativas, boa parte dos consumidores tem o costume de deixar as compras dos presentes para a última hora, e isso também ocorre no Dia das Crianças. Nossa expectativa que o volume de vendas cresça significativamente até sexta-feira”, comenta o vice-presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. Outro fator que deve impulsionar as vendas nos próximos dias é que a maioria dos consumidores costuma receber o pagamento do salário após o quinto dia útil do mês, o que em outubro ocorreu no último dia 5. O levantamento da CDL/BH mostrou que 96,7% dos consumidores irão realizar suas compras com recursos próprios, e que 77% vão pagar a vista. Entre eles, 36,1% usarão o dinheiro, o que comprova que eles estavam aguardando o recebimento do salário para irem às compras. A estimativa da CDL/BH é que as vendas cresçam 1,83%, em relação ao mesmo período de 2017, gerando um montante de R$ 2,22 bilhões injetados no comércio em outubro. Entre os lojistas, a expectativa também é positiva, a maioria (41,1%) acredita que as vendas irão aumentar em comparação ao mesmo período do ano passado. Entre eles, a maior parte (34,8%) acredita que o crescimento deve ser de 16% a 20%. Entre os consumidores, o forte apelo emocional da data fará com que 72,5% adquiram presentes para as crianças neste ano. Principais pontos da pesquisa para o Dia das Crianças O tíquete médio dos presentes deve ser de R$ 113,01. O dinheiro será a forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores (36,1%). Os itens mais procurados neste Dia das Crianças para presentear serão os brinquedos (73,9%) e as roupas (9,5%). Os consumidores preferem comprar perto de casa ou perto do trabalho e os locais preferidos são shopping centers (43,2%) ou lojas de rua em centros comercias (23,2%). O preço dos produtos é o que mais atrai os clientes na hora das compras. Metodologia – Foram entrevistados 296 consumidores de Belo Horizonte, no período de 5 a 21 setembro de 2018.