Imprensa - 15 de maio de 2014 Vendas do primeiro trimestre apresentaram o menor desempenho dos últimos cinco anos Sugestão de Pauta Belo Horizonte, 15 de maio de 2014 – O Termômetro de vendas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) apontou desaceleração no comércio na capital mineira. Mesmo registrando alta no primeiro trimestre de 2014 (2,08%), o índice foi o menor dos últimos cinco anos. Nos três primeiros meses de 2013, o desempenho do setor foi de 4,28%. Nesta mesma base de comparação, as vendas registraram aumento de 4,1% em 2012; de 5,62% em 2011; de 6,6% em 2010 e de 3,2% em 2009. De acordo com o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, o resultado negativo das vendas do primeiro trimestre de 2014 na comparação com o mesmo período dos últimos cinco anos é reflexo do poder corrosivo da inflação sobre a renda das famílias. “Com o poder de compra enfraquecido os consumidores acabaram reduzindo seu nível de consumo”, explicou. No acumulado dos três primeiros meses de 2014, o segmento de supermercados e produtos alimentícios foi o que apresentou o maior crescimento (+4,04%). Em seguida estão: máquinas, eletrodomésticos, móveis e equipamentos (+3,91%); Papelarias e Livrarias (+3,79%); tecidos, vestuário, armarinho e calçados (+2,35%); produtos farmacêuticos (+1,84%); ferragens, material elétrico e de construção (+1,23%) e artigos diversos que incluem acessórios em couro, brinquedos, óticas, caça, pesca, material esportivo, material fotográfico, computadores e periféricos e artefatos de borracha (+0,89%). O setor de veículos novos e usados apresentou queda de 1,51%. Comparando março, com o mesmo mês do ano anterior, as vendas do varejo caíram 1,1%. “Neste ano, não só a inflação, mas também as taxas de juros estão em patamares mais elevados que em 2013. Estes são fatores desfavoráveis ao consumo e, que acabam impactando negativamente nas vendas do comércio”, explicou o presidente da CDL/BH. O único segmento que apresentou crescimento nesta base de comparação foi o de supermercados e produtos alimentícios (+0,12%). As quedas apresentadas foram: Papelarias e Livrarias (-4,36%); produtos farmacêuticos, odontológicos e veterinários (-2,53%); ferragens, material elétrico e de construção (-2,27%); veículos novos e usados (-1,83%); artigos diversos (-1,65%); máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (-0,97%) e tecidos, vestuário, armarinho e calçados (-0,86%). Na comparação com o mês imediatamente anterior (Mar.14/Fev.2014), as vendas do comércio varejista apresentaram queda de 0,27%. “Pode-se justificar este resultado ao comprometimento das famílias com as despesas de início do ano com impostos e matrículas escolares”, explicou Falci. “Além disso, em março o número de dias úteis foi menor em função do Carnaval, época em que muitos consumidores viajaram, contribuindo assim, para a redução do consumo na cidade”, completou. Setores que apresentaram crescimento nesta base de comparação: supermercados e produtos alimentícios (+1,39%); ferragens, material elétrico, e de construção (+0,98%); tecidos, vestuário, armarinho e calçados (+0,86%); produtos farmacêuticos (+0,68%); máquinas, eletrodomésticos, móveis e equipamentos (+0,57%) e artigos diversos (+0,28%). Registraram queda: Papelarias e Livrarias (-4,11%) e veículos novos e usados (-3,75%). Assessoria de Imprensa da CDL/BH Cristina Reis / Débora de Oliveira (31) 3249-1632 facebook.com/assessoriadeimprensacdlbh