Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Vendas para o Dia das Mães devem crescer 2,8% na capital mineira

Sugestão de Pauta

Montante a ser injetado na economia de Belo Horizonte, no mês de maio, chega a R$ 2,19 bilhões. Segundo pesquisa da CDL/BH, quase metade dos lojistas estão otimistas com as vendas

As vendas em torno do Dia das Mães, a segunda melhor data em vendas para o comércio, prometem movimentar a economia da capital mineira. O montante previsto de injeção na economia chega a R$ 2,19 bilhões, o que representa um crescimento de 2,8% em relação ao mês de maio de 2023. De acordo com levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a expectativa de receita gerada é a maior desde 2015, quando as vendas contabilizaram R$ 2,12 bilhões.

Segundo o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, como o país passa por um momento de redução dos juros, aumento da renda e trégua da inflação, as vendas tendem a aumentar na primeira grande data comemorativa do semestre. “Neste ano, há a expectativa de superação de vendas, o que demonstra otimismo dos lojistas em relação ao cenário econômico. A pesquisa da CDL/BH, realizada com lojistas da capital mineira, apontou que 49,7% esperam melhores vendas para este ano. E 40,4% esperam um volume igual de vendas em relação ao ano de 2023”, explica. De acordo ainda com a pesquisa, realizada com 151 lojistas no período de 7 a 22 de março, 9,9% acreditam que as vendas tendem a cair em relação ao ano passado.

Aumento de estoque e liquidação de produtos

Para atender às demandas para a data, 20,5% dos lojistas aumentaram o estoque; 70,9% estão mantendo o mesmo volume do ano passado e 8,6% diminuíram.

De acordo com 60,9% dos entrevistados, a liquidação de produtos pode contribuir no aumento das vendas para o Dia das Mães. Já 17,9% acreditam que a divulgação será o facilitador. As outras respostas foram: flexibilidade na forma de pagamento (7,3%); aumento do fluxo de clientes (2%) e mudança de governo (2%). Por outro lado, o que pode prejudicar as vendas, de acordo com os lojistas são: falta de agilidade e cordialidade no atendimento (64,2%); aumento do preço dos produtos (15,9%); diminuição da renda dos trabalhadores (9,3%); desemprego (4%) e inadimplência (3,3%). As outras respostas apresentam frequência inferior a 2%.

Lojista espera tíquete médio superior ao do ano passado

Na opinião dos lojistas ouvidos pela CDL/BH, os consumidores irão comprar dois presentes, com tíquete médio de R$ 198,13 para cada produto, totalizando R$ 396,26. Houve um aumento de 6,16% no tíquete médio esperado pelos lojistas em 2024. No ano passado, os lojistas ouvidos pela CDL/BH afirmaram que esperavam um tíquete médio de R$ 186,63.

Na perspectiva dos comerciantes, os produtos com maior saída para o Dia das Mães serão:

  • Roupas: 55,6%
  • Calçados: 17,9%
  • Cosméticos: 13,9%
  • Malas e mochilas: 10,6%
  • Acessórios: 8,6%

Formas de pagamento

Para os lojistas, os consumidores seguirão as seguintes formas de pagamento: parcelado no cartão de crédito (59,6%); à vista no cartão de crédito (25,2%); PIX (7,3%); à vista no cheque (3,3%); parcelado no carnê (2,6%); cartão de débito (2%). Para os entrevistados, os clientes que optarem por dividir o valor das compras, farão em, no máximo, três vezes.

“É fundamental que os comerciantes ofereçam diversas formas de pagamento aos consumidores, pois isso amplia as possibilidades de vendas. Também é válido criar condições especiais para aqueles que optarem por pagar à vista. Lembrando que nenhuma dessas estratégias deve prejudicar a saúde financeira da loja”, aconselha a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos.

Ações para atrair o cliente

Para atrair os clientes, 88,1% dos comerciantes irão investir na decoração da loja. Para 73,5% a divulgação dos produtos pode aumentar as vendas. As demais ações para a data, de acordo com a pesquisa da CDL/BH foram: variedade de produtos (56,3%) e flexibilidade e facilidade de pagamento (51,7%). “A decoração da loja vai além de uma vitrine bonita. É preciso pensar em funcionalidade e conforto. Quando o cliente se sente confortável na loja, é bem atendido e tem à disposição bons produtos, as chances de boas vendas aumentam. E ele ainda pode retornar para novas compras e indicar a loja para outras pessoas”, explica o presidente da CDL/BH.

Canais de venda

Os comerciantes ouvidos na pesquisa da CDL/BH afirmaram que as vendas serão feitas pelos seguintes canais: loja física (98%); Instagram (38,4%); Whatsapp (31,8%) e site da loja (11,3%).

Imagem: Freepik