Véspera do Dia dos Pais tem boas vendas no comércio

Expectativa é que período ajude a injetar R$ 1,71 bilhão na economia da capital

A dois dias da comemoração do Dia dos Pais, o comércio varejista de Belo Horizonte vem registrando boas vendas para a data. De acordo com pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), 80,2% dos lojistas afirmaram que as vendas têm atendido plena ou parcialmente as expectativas. O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 4 de agosto com 147 empresários da capital mineira.

Para alavancar as vendas do período, sete a cada dez entrevistados disseram que estão realizando promoções especiais. Até o momento, é possível identificar que o tíquete médio dos presentes tem sido de R$ 139,12. Este valor é 12,86% maior que o apontado na pesquisa de expectativa para a data, quando os empresários esperavam um valor médio de R$ 123,31.

De acordo com os lojistas, o cartão de crédito tem sido a principal forma de pagamento utilizada pelos consumidores, sendo que as compras parceladas somam a maior parte, 40,1%. Em seguida aparece a opção à vista, com 36,7%. A maioria dos clientes está parcelando as compras em até três vezes (30,5%).

Conforme era esperado, os itens de vestuário lideram os presentes (24,5%). Em seguida aparecem acessórios como relógios, carteiras, óculos de sol e cintos, com 21,1% das respostas. Calçados representam a escolha de 13,6% e cosméticos, 11,6%.

A previsão da CDL/BH é que a data injete na economia da capital R$ 1,71 bilhão. O montante representa um crescimento de 1,76% em comparação ao mesmo período de 2020. “Felizmente teremos o quinto dia útil do mês bem próximo, o que pode favorecer as vendas. Além disso, este ano temos o acréscimo de quase R$ 800 milhões na economia da cidade com o pagamento integral e em dia do funcionalismo público estadual. Nossas expectativas para a data são bem positivas”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.