Em que posso ajudar?

WhatsApp
Indicadores e Pesquisas -

Maio


O índice real de vendas apresentou, na comparação com o mês imediatamente anterior, um crescimento de 0,95%. O crescimento nesta base de comparação se deve principalmente ao Dia das Mães, que tradicionalmente provoca um aumento do volume de vendas para os setores de moda feminina, perfumaria e cosméticos, calçados, dentre outros. Dessa forma o mês de abril torna-se uma base fraca de comparação.


Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, abril apresentou uma queda de -1,97%. Novamente observa-se nesta base de comparação o efeito negativo da desaceleração da atividade econômica, do aumento da inflação e da taxa de juros sobre o nível de consumo, e, por conseguinte, das vendas. Em maio, o IPCA (medida de inflação oficial no país) atingiu variação de 0,78% (Mai.15 0,74%), mesmo que tenha apresentado um arrefecimento em relação o ano anterior à inflação ainda está alta nos últimos doze meses já acumulou uma elevação de 9,32%.


 


Isto representa uma redução do poder de compra das famílias, impactando negativamente nas vendas. Já a taxa básica de juros também constitui um fator desfavorável ao consumo tendo em vista o custo de se obter crédito torna-se maior.