Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

CDL Jovem inicia 2014 com palestra sobre o futuro do varejo

Apoio ao Comércio

O CDL Jovem voltou às atividades em 2014 com força total. Na primeira reunião quinzenal do grupo deste ano, realizada nesta quarta-feira (05), na sede da CDL/BH, mais de 60 pessoas, entre diretores e convidados estiveram presentes para conferirem as palestras ministradas pelos consultores do Sebrae-MG, Gilmar Claret e Tereza Magalhães.

 
Claret ministrou a palestra “Um bate papo sobre o futuro”, em que abordou sobre o desenvolvimento do país e do varejo nos próximos anos, de acordo com suas percepções. Segundo ele, a Segunda Guerra Mundial foi responsável por verdadeiras revoluções nas áreas de tecnologia, transporte, informação e conhecimento, que transformaram nosso planeta e ainda impactam no nosso dia a dia. E no futuro não será diferente, pois esses itens serão responsáveis pelas transformações que o mundo virá a ter em diversas áreas, inclusive no comércio. 
 
Além disso, Claret destaca que inovação e logística ganham cada vez mais importância nos negócios. Quem quer se destacar no mercado, deve buscar inovar, seja em produtos, processos, tecnologia ou entrega, e investir em logística, que propicia redução de custos e de prazo de entrega. E ele afirma que o empresário deve estar atento ao que acontece no presente que pode ditar o futuro. “O maior diferencial de sucesso do empreendedor não é o planejamento, e sim sua visão de futuro, a capacidade de enxergar as tendências antes das outras pessoas”, disse.
 
Já a consultora Tereza Magalhães apresentou aos participantes o projeto do Sebrae-MG Minas Franquia que tem como objetivo ajudar micro e pequenas empresas potenciais a crescerem por meio do modelo de franquias. Segundo a consultora, esse sistema é uma moderna ferramenta de gestão, que possibilita a redução de erros mais comuns cometidos em qualquer negócio, e para o franqueador representa a oportunidade de conseguir mais visibilidade da sua marca. As franquias vêm ganhando importância no país, com um crescimento de 16% em 2013 e Minas foi destaque, com crescimento superior, de 18%.
 
 
Dálcia de Oliveira
Assessoria de Comunicação e MKT

Publicações similares

Apoio ao Comércio
23 de abril de 2026
Semana do MEI oferece mais de 60 capacitações gratuitas em Belo Horizonte

 A programação será de 11 a 14 de maio e inclui oficinas, palestras e consultorias para …

Apoio ao Comércio
22 de abril de 2026
Dia das Mães: consumidor deve gastar mais este ano

Pesquisa da CDL/BH mostra que investimento em presentes será de quase R$ 480. Lojas físicas serão …

Apoio ao Comércio
25 de março de 2026
Mais de 80% dos lojistas dos segmentos de bombonieres e peixarias de BH estão otimistas com as vendas para a Páscoa

A expectativa dos empresários é que 66,83% dos consumidores mantenham ou aumentem o consumo em relação …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2026
Inadimplência dos consumidores de BH no mês de fevereiro fica abaixo da média nacional

Apesar do crescimento de 6,02% em fevereiro, capital mineira apresenta desempenho mais favorável que o país …