Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Comércio varejista de Minas cresce e reforça cenário positivo em Belo Horizonte

Notícias gerais

Para CDL/BH, reflexo é positivo para o setor da capital mineira

 O comércio varejista de Minas Gerais apresentou desempenho positivo em novembro de 2025, acima da média nacional e consolidando um cenário favorável também para Belo Horizonte. De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do varejo mineiro cresceram 1,3% na comparação com outubro, enquanto o Brasil registrou alta de 1,0% no mesmo período.

Na comparação anual, frente a novembro de 2024, Minas Gerais avançou 1,1%, e no acumulado do ano, entre janeiro e novembro de 2025, o crescimento chegou a 1,6%, índice superior ao nacional, que ficou em 1,5%. O resultado confirma a resiliência do comércio mineiro e acompanha o bom desempenho observado ao longo do super trimestre do varejo.

Para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), os números refletem uma realidade que já vem sendo sentida no dia a dia dos lojistas da capital. “Minas Gerais tem mostrado força e capacidade de reação mesmo diante de um cenário econômico desafiador. Em Belo Horizonte, percebemos esse movimento de forma clara, com maior fluxo de consumidores e crescimento nas vendas, especialmente no último trimestre do ano”, avalia o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

O desempenho positivo de novembro foi impulsionado principalmente pela Black Friday, que alcançou resultados históricos no comércio eletrônico brasileiro e teve reflexos diretos também nas lojas físicas. Segmentos tradicionalmente fortes nesse período se destacaram, como equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, que cresceram 5,9% no mês. Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (18,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,9%) e Materiais de construção (3,2%) alcançaram resultado positivo.

“O sucesso da Black Friday reforça a importância das datas promocionais para o planejamento do varejo. O consumidor está mais atento às oportunidades e o lojista que se preparou conseguiu bons resultados, tanto no ambiente digital quanto no presencial”, destaca Souza e Silva.

Outros setores também contribuíram para o resultado positivo, como artigos farmacêuticos e de perfumaria, supermercados, combustíveis e itens de uso pessoal e doméstico. Esse comportamento demonstra uma retomada gradual do consumo, mais concentrada em segmentos essenciais e em produtos com maior apelo promocional. 

Apesar do desempenho mais moderado do comércio varejista ampliado, que inclui setores mais dependentes de crédito, a entidade avalia que o crescimento do varejo restrito sinaliza um ambiente mais favorável para o início de 2026. “Os números de Minas indicam um comércio mais confiante, com expectativa de continuidade desse movimento positivo, desde que haja avanços no controle da inflação e no custo do crédito”, conclui o presidente da CDL/BH. 

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Publicações similares

Notícias gerais
12 de janeiro de 2026
GOVERNO DE MINAS SANCIONA LEI SOBRE USO DE DADOS DE CLIENTES NO COMÉRCIO

No dia 07 de janeiro, foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais a Lei nº …

Notícias gerais
4 de dezembro de 2025
Natal BH Iluminada 2025: circuito transforma a cidade em um grande palco de experiência e turismo

Projeto democratiza a celebração natalina com atrações gratuitas na Praça Sete e grandes árvores pela capital Belo …

Notícias gerais
4 de dezembro de 2025
Natal em BH tem expectativa de consumo aquecido

Estimativa da CDL/BH é que as vendas da data movimentem R$ 2,55 bilhões na economia da …

Notícias gerais
6 de novembro de 2025
Belo Horizonte libera acesso ao programa BH Nota 10, que garante desconto de até 30% no IPTU de 2026

Os moradores de Belo Horizonte já podem acessar o BH Nota 10, programa que oferece desconto …