Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Convenção Coletiva de Trabalho pode prorrogar o pagamento de salário?

Apoio ao Comércio

Foi assinado o 3º Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho do comércio que trata especificamente da possibilidade de pagamento dos salários dos empregados referente aos meses de agosto, setembro e outubro de 2020, respectivamente nos dias 15/09/2020, 15/10/2020 e 13/11/2020.

O Departamento Jurídico da CDL/BH esclarece que as Convenções Coletivas de Trabalho não podem realizar qualquer alteração referente ao pagamento de salário, conforme artigo 7º, X, da Constituição da República e 611-B, VII, da CLT.

O pagamento de salário dos empregados, portanto, deverá ser efetuado até o 5º dia útil do mês subsequente ao trabalhado, conforme artigo 459, §1º, da CLT.

Dessa forma, apesar do 3º Termo Aditivo da Convenção Coletiva de Trabalho do Comércio prever a prorrogação da data para o pagamento do salário referente aos meses de agosto, setembro e outubro de 2020, é importante esclarecer que a norma coletiva fere os dispositivos legais e constitucionais acima, podendo gerar multas em caso de fiscalização pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais, bem como reclamatórias trabalhistas, motivo pelo qual não recomendamos que essa medida seja adotada.

Publicações similares

Apoio ao Comércio
19 de março de 2026
Inadimplência dos consumidores de BH no mês de fevereiro fica abaixo da média nacional

Apesar do crescimento de 6,02% em fevereiro, capital mineira apresenta desempenho mais favorável que o país …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2026
MEI e Simples podem mudar: projeto avança e anima o setor de comércio e serviços 

Para a CDL/BH, caso o PLP 108/2021 seja aprovado em definitivo, haverá impacto positivo para as …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2026
Redução da Selic é vista como um ‘respiro’ para o setor de comércio e serviços

Para a CDL/BH, queda é um bom caminho para a retomada de investimentos, melhora no acesso …

Apoio ao Comércio
17 de março de 2026
Networking entre mulheres empreendedoras é tema de encontro na CDL/BH

Márcia Machado, criadora da primeira loja colaborativa materna do Brasil, discute a importância das conexões para …