Notícias - 20 de maio de 2014 Fiscalização do Corpo de Bombeiros no comércio Apoio ao Comércio A reunião do Conselho CDL Hipercentro recebeu o Coronel Carlos Reis, Diretor de atividades técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e o Tenente Coronel Alexandre Pereira, subdiretor de atividades técnicas da mesma instituição. Os dois apresentaram detalhes sobre a fiscalização dos bombeiros em estabelecimentos comerciais e responderam dúvidas dos diversos lojistas presentes na reunião do Conselho realizada na sede da CDL/BH nesta terça-feira, 20 de maio. O coordenador do Conselho CDL Hipercentro, Jonísio Lustosa, listou algumas dúvidas de antemão solicitadas pelos lojistas. Uma delas é a dificuldade das lojas localizadas em prédios antigos cumprirem as normas exigidas pelos bombeiros. Segundo o Tenente Cel. Alexandre, não tem como liberar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) para um local específico e o restante do prédio continuar irregular. “Caso aconteça algum incêndio, por exemplo, o proprietário do imóvel pode alegar que houve vistoria dos bombeiros e a responsabilidade recair sobre nós”, explicou o Ten. Cel. Ele também disse que caso aconteça algum incêndio em algum andar, isto não ficará restrito somente àquele local, mas poderá afetar toda a estrutura do imóvel. Outro questionamento apresentado na reunião foi o desconforto de moradores vizinhos de boates e bares do Hipercentro, devido à poluição sonora. Segundo os representantes dos bombeiros, estes casos não são tratados pela corporação, mas sim pela Polícia Militar de Minas Gerais. Mais uma dúvida solucionada é referente às casas de show, cine sex, hotéis e botecos do Hipercentro que são utilizados como locais de prostituição e venda de drogas. Mais uma vez, o Ten. Cel. Alexandre esclareceu que essa questão não é responsabilidade dos bombeiros. Nestes casos, cabem as fiscalizações da Prefeitura de Belo Horizonte e das Polícias Civil e Militar para inibir essas ações. Fiscalização do Corpo de Bombeiros As vistorias de fiscalização são inspeções visuais para atestar as condições de segurança contra incêndio e pânico nos diversos locais. Em um estabelecimento comercial, por exemplo, quando é constatada alguma irregularidade, primeiro é emitido o auto de infração, documento que registra a irregularidade. Caso a pessoa autuada não tome nenhuma providência, é emitida a advertência de notificação. Depois disso, o comerciante tem 60 dias para adequar seu ponto comercial. Caso não faça as mudanças necessárias, então é emitida a advertência de multa, pagamento de multa que não tira a responsabilidade das exigências a serem feitas. Se mesmo assim, nenhuma providência for realizada, então é emitido o auto de interdição do local e posteriormente a notificação do início do procedimento de cassação do AVCB do local em questão. Bráulio Filgueiras Comunicação CDL/BH Publicações similares Apoio ao Comércio 19 de outubro de 2023 CONFIRA QUAIS SÃO AS INTENÇÕES DE COMPRAS DOS CONSUMIDORES PARA A BLACK FRIDAY 2023 Com o objetivo de sondar as expectativas de vendas para a Black Friday 2023, e te … Apoio ao Comércio 26 de setembro de 2023 EXPECTATIVA DE MERCADO PARA O DIA DAS CRIANÇAS 2023 Com o objetivo de sondar as expectativas de vendas para o Dia das Crianças 2023, elaboramos … Apoio ao Comércio 25 de setembro de 2023 CDL/BH APRESENTA PROPOSTAS PARA MINISTÉRIO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA A entidade propôs emendas para dar destaque maior às atividades de Comércio e Serviços nas MPEs … Apoio ao Comércio 25 de setembro de 2023 PARA COMÉRCIO, REDUÇÃO DA SELIC VAI IMPULSIONAR VENDAS DO SUPER-TRIMESTRE CDL/BH acredita que crescimento da economia poderá ser mais robusto com nova taxa O setor de comércio …