Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

IPCA-15 fica em 0,43%, segundo IBGE

Apoio ao Comércio


O Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 acelerou para uma alta de 0,48% em setembro, frente a 0,39% em agosto. Este índice, calculado entre 14 de agosto e 12 de setembro, é considerado uma prévia da inflação oficial para este mês.


A alta do índice foi puxada principalmente pelo grupo alimentação e bebidas, que teve alta de 1,08% e respondeu por pouco mais da metade do índice, principalmente por causa do aumento dos preços dos produtos agrícolas ocasionados por problemas climáticos no Brasil e no Exterior. Em seguia vieram os grupos de Despesas Pessoais (0,57%), Vestuário (0,47%), Habitação (0,43%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,37), Artigos de Residência (0,19%), Educação (0,11%), Transportes (0,09%) e Comunicação (0,01%). Nenhum dos grupos registrou redução nos preços.


No acumulado do ano, o IPCA-15 registrou variação de 3,81% e nos últimos doze meses variação de 5,31%. Este aumento nos índices mostra uma retomada do aumento da inflação, cuja expectativa esta cada vez mais distante do centro da meta estabelecida pelo Governo, que é de 4,5%. A expectativa do mercado, segundo o Relatório Focus do Banco Central, é de que a inflação oficial termine o ano de 2012 com uma variação de 5,35%.

 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
25 de março de 2026
Mais de 80% dos lojistas dos segmentos de bombonieres e peixarias de BH estão otimistas com as vendas para a Páscoa

A expectativa dos empresários é que 66,83% dos consumidores mantenham ou aumentem o consumo em relação …

Notícias gerais
23 de março de 2026
CDL/BH reforça compromisso com diálogo e parcerias com Governo Mateus Simões

Entidade destaca importância do diálogo, apoio ao empreendedorismo e redução da carga tributária para impulsionar a …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2026
Inadimplência dos consumidores de BH no mês de fevereiro fica abaixo da média nacional

Apesar do crescimento de 6,02% em fevereiro, capital mineira apresenta desempenho mais favorável que o país …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2026
MEI e Simples podem mudar: projeto avança e anima o setor de comércio e serviços 

Para a CDL/BH, caso o PLP 108/2021 seja aprovado em definitivo, haverá impacto positivo para as …