Notícias - 15 de dezembro de 2016 Metade dos consumidores brasileiros deve comprar presente de Natal para si mesmo Apoio ao Comércio Além da lista de compras para família e amigos, o Natal é uma data comemorativa que muitos aproveitam para comprar um presente para si mesmo. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que metade dos consumidores brasileiros (50,0%) irão se auto presentear esse ano, principalmente as mulheres (57,3%). Em relação ao Natal de 2015, 54,3% afirmam terem comprado presentes para si mesmo. A prática é justificada por esses entrevistados principalmente pelo sentimento de merecimento (40,8%) e a oportunidade de se presentear comprando coisas que precisam (39,1%). Na média, a intenção de compras é de dois presentes para si mesmo, com um ticket médio de R$ 157,89. Este valor representa uma redução real de quase 16% quando comparado ao ticket médio do presente do ano passado. No total, os consumidores que irão se presentear e já definiram um valor, gastarão em torno de R$ 330,00 consigo mesmos – outros 48,0% ainda não sabem quanto irão gastar. Mesmo que o valor de cada presente tenha diminuído em relação a 2016, é ainda 44% superior ao valor do presente dado a terceiros. De acordo com o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, não há nada de errado em aproveitar o Natal para presentear-se, desde que a pessoa aja de acordo com seu padrão de vida e suas prioridades financeiras: “O auto presente não é um problema. É normal querer recompensar nosso esforço pessoal, mas o consumidor não pode perder de vista a noção dos gastos. Muitas vezes, algumas pessoas usam o Natal como pretexto para uma despesa excessiva, uma compra impulsiva ou mesmo um endividamento que, mais tarde, poderá trazer problemas financeiros”. Entre aqueles que não pretendem comprar presentes para si mesmos (24,9%), os principais motivos são: não gostar ou falta de costume (25,5%), ter outras prioridades de compra (17,5%) e priorizar o pagamento de dívidas (11,3%). Roupas, calçados e perfumes lideram lista de presentes Metade dos entrevistados (49,1%) acredita que irá ganhar presentes de outras pessoas, principalmente por acreditarem que são queridos (18,4%) e porque irão participar de algum amigo secreto (13,2%). Os presentes mais desejados são roupas (46,9%), calçados (36,4%) e perfumes e cosméticos (29,7%). A lista também coincide com os itens que serão comprados para si mesmo, mas com diferentes percentuais: roupas (54,2%) e calçados (34,5%) – ambos com queda em relação a 2015. Fonte: SPC Brasil Publicações similares Apoio ao Comércio 8 de outubro de 2024 Compras de última hora, busca por preço justo e ida às lojas físicas marcam Dia das Crianças em BH Segundo pesquisa da CDL/BH, a movimentação às vésperas da data promete ser grande no comércio da … Apoio ao Comércio 26 de março de 2024 APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças … Apoio ao Comércio 19 de março de 2024 INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024 Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, … Apoio ao Comércio 14 de março de 2024 CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …