Notícias - 15 de dezembro de 2016 Metade dos consumidores brasileiros deve comprar presente de Natal para si mesmo Apoio ao Comércio Além da lista de compras para família e amigos, o Natal é uma data comemorativa que muitos aproveitam para comprar um presente para si mesmo. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que metade dos consumidores brasileiros (50,0%) irão se auto presentear esse ano, principalmente as mulheres (57,3%). Em relação ao Natal de 2015, 54,3% afirmam terem comprado presentes para si mesmo. A prática é justificada por esses entrevistados principalmente pelo sentimento de merecimento (40,8%) e a oportunidade de se presentear comprando coisas que precisam (39,1%). Na média, a intenção de compras é de dois presentes para si mesmo, com um ticket médio de R$ 157,89. Este valor representa uma redução real de quase 16% quando comparado ao ticket médio do presente do ano passado. No total, os consumidores que irão se presentear e já definiram um valor, gastarão em torno de R$ 330,00 consigo mesmos – outros 48,0% ainda não sabem quanto irão gastar. Mesmo que o valor de cada presente tenha diminuído em relação a 2016, é ainda 44% superior ao valor do presente dado a terceiros. De acordo com o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, não há nada de errado em aproveitar o Natal para presentear-se, desde que a pessoa aja de acordo com seu padrão de vida e suas prioridades financeiras: “O auto presente não é um problema. É normal querer recompensar nosso esforço pessoal, mas o consumidor não pode perder de vista a noção dos gastos. Muitas vezes, algumas pessoas usam o Natal como pretexto para uma despesa excessiva, uma compra impulsiva ou mesmo um endividamento que, mais tarde, poderá trazer problemas financeiros”. Entre aqueles que não pretendem comprar presentes para si mesmos (24,9%), os principais motivos são: não gostar ou falta de costume (25,5%), ter outras prioridades de compra (17,5%) e priorizar o pagamento de dívidas (11,3%). Roupas, calçados e perfumes lideram lista de presentes Metade dos entrevistados (49,1%) acredita que irá ganhar presentes de outras pessoas, principalmente por acreditarem que são queridos (18,4%) e porque irão participar de algum amigo secreto (13,2%). Os presentes mais desejados são roupas (46,9%), calçados (36,4%) e perfumes e cosméticos (29,7%). A lista também coincide com os itens que serão comprados para si mesmo, mas com diferentes percentuais: roupas (54,2%) e calçados (34,5%) – ambos com queda em relação a 2015. Fonte: SPC Brasil Publicações similares Apoio ao Comércio 13 de maio de 2022 Confira o que foi destaque nas casas legislativas nesta semana A CDL/BH acompanha de perto os trabalhos no Legislativo e atua para incentivar as proposições e … Apoio ao Comércio 3 de maio de 2022 Prorrogado o prazo de adesão aos parcelamentos de débitos da união Na última sexta-feira, 29 de abril, por meio da Portaria nº 3.714/2022 a Procuradoria Geral da … Apoio ao Comércio 28 de abril de 2022 CDL/BH assegura aos lojistas da capital que o comércio pode funcionar no feriado de 1 de Maio A CDL/BH assegura aos lojistas que o comércio pode funcionar neste feriado. A Portaria 1.809/2021, que … Apoio ao Comércio 28 de abril de 2022 Uso de máscaras em ambientes fechados deixa de ser obrigatório na capital Nesta quinta-feira, por meio do Decreto nº 17.943/2022, a Prefeitura de Belo Horizonte liberou a utilização …