Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Motociclistas da capital mineira recebem dicas de segurança e têm veículos avaliados gratuitamente

Notícias gerais

A Campanha Ande Seguro, promovida pela CDL/BH, vai atuar em diversos pontos da cidade.  Primeira parada será amanhã, 30, na avenida Afonso Pena

Motociclistas e motofretistas que passaram pela avenida Afonso Pena, 952 (entre as ruas Espírito Santo e Bahia, centro de BH), amanhã, terça-feira, 30, entre 10 e 12 horas, serão convidados a parar e participar da 11ª edição da Campanha Ande Seguro promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).

A ação tem como objetivo promover a conscientização a respeito da segurança no trânsito, a partir da avaliação das condições de uso das motocicletas e também fazer um levantamento dos dados dos condutores. São analisados tópicos como equipamento de segurança utilizado, envolvimento em acidentes, quilometragem percorrida por dia, divulgação do curso de pilotagem segura e plano de saúde. A ação será realizada em diversos pontos de Belo Horizonte até o mês de novembro.

“Os motociclistas e motofretistas são fundamentais para o setor de comércio e serviços. Eles fazem o sistema de entrega funcionar e ajudam a movimentar a economia. Nesta ação queremos alertá-los não apenas sobre a condição física dos veículos, mas também dar dicas de segurança para a realização do trabalho”, destacou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Nas paradas educativas da “Ande Seguro”, 12 itens das motocicletas e dos equipamentos de segurança são avaliados, entre eles capacetes, freios, pneus, luzes, rodas e condições gerais do veículo. Os condutores também recebem gratuitamente a antena corta cerol, chaveiro, tirante e concorrem a sorteio de brindes como capacete, luvas, jaquetas e até uma moto zero quilômetro  Para esta 11ª edição estão previstas 16 paradas educativas, entre julho e novembro, e são esperados mais de mil motociclistas.

Mais motociclistas acidentados na capital mineira

De acordo com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), de 1° de janeiro a 30 de junho deste ano, o Hospital de Pronto Socorro João XXIII atendeu a 3.521 acidentados que ocupavam motos. No mesmo período de 2023 foram 2.672.

“Temos um novo perfil de motociclista circulando na cidade. Devido à flexibilidade de horários e possibilidade de atuação autônoma, com remuneração atrativa em alguns casos, muitos têm optado por essa atividade, ainda que tenham pouca habilidade no trânsito. Como a maior parte atua como entregador e de forma autônoma, acaba percorrendo grande quilometragem e muitas entregas por dia, isso os deixa mais expostos a acidentes que, muitas vezes, podem ser fatais”, destaca o diretor da Câmara Setorial CDL/BH Duas Rodas Moto, Milton Furtado.

Segundo a Divisão Especializada em Prevenção e Investigação de Crimes de Trânsito (Depicit), com dados da Base Integrada de Segurança Pública (BISP), o histórico de sinistros envolvendo motocicletas na capital mineira é:

  • 2022 – 16.793
  • 2023 – 20.939
  • 2024 – 11.565 (dados de 1 de janeiro a 30 de junho de 2024)

Curso gratuito de pilotagem defensiva

Outra ação do Ande Seguro da CDL/BH, é o curso gratuito de pilotagem defensiva para motociclistas de Belo Horizonte e Região Metropolitana que pretende reduzir o número de acidentes envolvendo motociclistas e preservar vidas. A segunda etapa da ação está sendo realizada, até o dia 21 de setembro, no Via Shopping Barreiro (avenida Afonso Vaz de Melo, 640). A primeira etapa do curso, realizada no bairro Castelo, capacitou mais de 300 motociclistas. As inscrições podem ser feitas pelo link  https://bit.ly/44jLaKD

O curso, ministrado em formato presencial, é oferecido em turmas de até dez alunos, entre 14 e 22 horas, e possui carga horária de 120 minutos divididos entre aulas práticas e teóricas. A partir da metodologia Honda, a capacitação ensina e aprimora técnicas de pilotagem e desenvolve habilidades na condução segura da motocicleta para enfrentar situações adversas no trânsito. O participante deverá comparecer com sua própria moto, capacete, calça e calçado fechado. É obrigatório ser habilitado.

Também são apresentados conteúdos sobre empreendedorismo, formalização dos Microempreendedores Individuais (MEI) e planejamento para os motociclistas que desejam empreender e se formalizar em qualquer segmento.  Os participantes que concluírem o curso receberão certificado. Podem participar motociclistas que atuam como profissionais autônomos, funcionários de empresas e órgãos públicos, motofretistas e também quem utiliza o veículo como meio de transporte diário.

Na finalização da campanha do Ande Seguro, será sorteada uma moto zero quilômetro para os participantes que participarem das paradas educativas e do curso de pilotagem defensiva.

Publicações similares

Notícias gerais
20 de janeiro de 2026
Crescimento da inadimplência em BH alerta para necessidade de controle financeiro

Alta das dívidas reflete juros elevados e consumo sazonal, aponta levantamento da CDL/BH. Entidade orienta consumidores …

Notícias gerais
19 de janeiro de 2026
Comércio varejista de Minas cresce e reforça cenário positivo em Belo Horizonte

Para CDL/BH, reflexo é positivo para o setor da capital mineira  O comércio varejista de Minas …

Notícias gerais
12 de janeiro de 2026
GOVERNO DE MINAS SANCIONA LEI SOBRE USO DE DADOS DE CLIENTES NO COMÉRCIO

No dia 07 de janeiro, foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais a Lei nº …

Notícias gerais
4 de dezembro de 2025
Natal BH Iluminada 2025: circuito transforma a cidade em um grande palco de experiência e turismo

Projeto democratiza a celebração natalina com atrações gratuitas na Praça Sete e grandes árvores pela capital Belo …