Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Qual é a empatia que o meu online tem com o off-line?

Apoio ao Comércio


A CDL Jovem promoveu na quarta-feira, 19/06, a palestra “Entre o online e o off-line, o que você não está fazendo para seu negócio”, ministrada pelo especialista em marketing, Raff Catalan, no Espaço Varejo Inteligente. O presidente da CDL Jovem, Rafael Rocha, conduziu o evento e o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, participou da abertura. 


 


Em sua palestra, Raff pontuou aspectos relevantes na relação entre empresa e cliente na atração online e off-line. Ele citou como estratégia online, a análise dos dados comportamentais dos clientes na internet e de preparar a equipe da empresa para trabalhar a partir das informações coletadas. “Os dados podem auxiliar na compreensão do ecossistema, quem atua próximo ao ponto de venda, quem são os clientes e fornecedores”, afirmou Raff.


 


Atualmente existem diversas ferramentas na internet que fornecem dados que auxiliam na tomada de decisão das empresas. Os indicadores disponibilizados, por exemplo, fornecem informações que ajudam a construir o perfil dos clientes, a imagem da empresa na web, a gestão de desenho do serviço e até mesmo o horário de maior movimento do estabelecimento.


 


Raff relatou também sobre a importância de ter informações corretas sobre a empresa nas pesquisas do Google para que o consumidor consiga entrar em contato. Com isso, é necessário atualizar na web as rotas para chegar ao ponto de venda, telefones, dias e horário de funcionamento, descrição do negócio e acompanhar as avaliações fornecidas ao estabelecimento e produto, afim trabalhar ações estratégicas com aqueles clientes que avaliaram com notas baixas.


 


Acompanhar as avaliações informadas pelos clientes no Google é fundamental, pois influencia na jornada de compra e na imagem do estabelecimento na web. Se as notas de avaliação abaixarem, a empresa ficará com um posicionamento ruim no Google. 


 


Ele ressaltou também sobre a sinergia que deve existir entre a forma com que a empresa se apresenta online e off-line para os seus clientes, e questiona: “qual é a empatia que o meu online tem com o off-line? O cliente encontra a minha empresa na internet, vê as minhas fotos e redes sociais. Mas o que está na web, reflete o que a minha loja é? É necessário refletir se esses dois contextos são coerentes, para trazer maior credibilidade ao negócio”.


 


Raff finaliza sua palestra enfatizando a relevância de preparar o ponto de venda para receber os clientes, como por exemplo: melhorar a comunicação visual da loja, colocar uma placa de identificação na fachada e também adaptar o estabelecimento de acordo com o público alvo para proporcionar uma experiência positiva.


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
7 de outubro de 2026
Varejo une experiência do físico e comodidade do digital para ampliar vendas no Dia das Crianças

Pesquisa da CDL/BH mostra que 41,9% dos empresários esperam vender mais neste ano. Loja física segue …

Apoio ao Comércio
5 de outubro de 2026
Lojas de BH podem funcionar no feriado de 12 de outubro; veja as regras 

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) informa que o comércio da capitalmineira está …

Apoio ao Comércio
30 de setembro de 2026
Tíquete médio por presente no Dia das Crianças sobe 27,26% e chega a R$ 263 na capital mineira, aponta pesquisa da CDL/BH

Consumidores pretendem comprar, em média, três presentes; brinquedos e roupas lideram a lista e 64,8% deixarão …

Apoio ao Comércio
29 de setembro de 2026
Alterados os prazos do Simples Nacional e Regime Híbrido (IBS/CBS) para 2027

A CDL/BH informa que a Resolução CGSN Nº 194/2026 alterou os prazos e condições para a …