Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Vitória da CDL/BH e do mercado de crédito

Atuação Social

Entidade consegue arquivamento de projeto de lei que obrigaria o envio de carta de notificação de registro no SPC por meio de AR


 


Graças aos esforços e trabalho desenvolvido pela CDL/BH para este fim, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), arquivou no último dia 25, o Projeto de Lei 3.648/16, de autoria do deputado Arlen Santiago, que obrigaria o envio de carta de notificação de registro no SPC por meio de AR (Aviso de Recebimento).


 


Nesta quinta-feira, 8 de setembro, o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, se reuniu com o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes, em seu gabinete, para agradecê-lo, em nome de toda a instituição, pelo arquivamento do projeto. Segundo Falci, o AR dificulta o acesso ao crédito, isto porque além do seu alto custo (seis vezes superior à carta simples), sua eficiência é reduzida, pois os Correios fazem a entrega no mesmo período que muitos consumidores estão trabalhando, sem contar a possibilidade de recusa no recebimento ou áreas sem acesso pelos Correios.


 


Assim, sem que os consumidores fossem notificados, os registros de débitos não poderiam ser incluídos nos bancos de dados de proteção ao crédito, gerando uma série de consequências a consumidores e empresas. “A falta de inclusão resulta num mercado de crédito às escuras, ou seja, sem informação real dos inadimplentes, prejudicando aqueles que pagam suas contas em dia, pois teremos um aumento dos juros, restrição de crédito e superindividamento deste devedor, porque continuará comprando e se endividando mais e mais”, afirma o presidente da CDL/BH. 


 


Histórico – Esse não é o primeiro projeto sobre o tema. No ano passado, o deputado Noraldino Júnior apresentou o projeto de lei 1.193/15, com o mesmo teor, mas foi retirado de tramitação após o parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça, que alegou sua inconstitucionalidade, antijuridicidade e ilegalidade, e agora foi arquivado junto com o PL 3.648/16 no último dia 25 de agosto.


 


 


Dálcia de Oliveira

Comunicação e Marketing da CDL/BH


Publicações similares

Atuação Social
15 de abril de 2025
CDL/BH a favor das motofaixas e de uma cidade mais verde

Em reunião com a Presidente em exercício da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Vereadora Fernanda Pereira …

Atuação Social
18 de março de 2025
Mães, gestantes e bebês do Hospital Sofia Feldman serão beneficiadas com arrecadações do Projeto Afeto

São aceitos itens de higiene pessoal e de enxoval para mães e recém-nascidos. Doações já começaram   …

Atuação Social
17 de dezembro de 2024
Crianças e adolescentes em tratamento oncológico da Fundação Sara participam do Natal de Todo Mundo

A ação promovida pela Fundação CDL-BH será amanhã, terça-feira, a partir das 11 horas. Elas participarão …

Atuação Social
19 de agosto de 2024
Confira as ações da CDL/BH contra a violência doméstica

Casa da Mulher Mineira Atende às ocorrências de demanda espontânea das vítimas de violência doméstica, familiar …