Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Somente 16% das empresas do país se adequaram à LGPD

Apoio ao Comércio

Micro e pequenos negócios são os que têm mais dificuldade em se adaptar à legislação. Consultorias como a oferecida pela CDL/BH podem ser caminho para solucionar problema

Em vigor desde novembro de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem como principal objetivo proteger os dados pessoais de pessoas físicas. Dentre suas sanções, está prevista multa que pode chegar a 2% do faturamento anual, por infração. 

Mesmo com as punições, a maioria das empresas brasileiras não se adequou à LGPD. Segundo pesquisa publicada pelo portal LGPD Brasil, em maio deste ano, apenas 16% se adaptaram à legislação. O levantamento, que escutou mais de 500 empresas, revelou que 84% acreditam que não estão preparadas para se adequar à lei e 74% dizem que o melhor caminho é contratar empresas terceirizadas para realizar a adequação. 

“A LGPD cria um ambiente seguro tanto para consumidores quanto para lojistas e demais empresas. A proteção dos dados é fundamental para quem deseja criar um negócio que conquiste a confiança do cliente e também respeite sua privacidade”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva. 

Ainda de acordo com o dirigente, dentre as micro e pequenas empresas, que representam 97% dos empreendimentos do país, a maioria não possui recursos nem orientações necessárias para ficarem em conformidade com a lei. 

Para tentar auxiliar esses empresários, e também os de maior porte, a CDL/BH lançou uma consultoria especializada para os associados da entidade com valor abaixo do mercado. Em parceria com o escritório Grossi Law, os participantes aprenderão a validar os processos internos da empresa, criar documentos obrigatórios para caso de fiscalização, eliminar os focos de risco para ocorrência de multas e indenizações e fortalecer a imagem da empresa junto a seu público. 

“A consultoria da CDL/BH é focada em módulos com tempo delimitado. Nela a empresa terá a oportunidade de solucionar dúvidas e também receberá as orientações sobre o que é preciso fazer para estar em adequação no seu caso específico. Não importa o porte da empresa ou do grupo, todos estão sujeitos às penalidades em caso de não cumprimento da LGPD”, reforça Souza e Silva. 

Mais informações sobre a consultoria em LGPD estão disponíveis em: https://bit.ly/3oUrLfl

Publicações similares

Apoio ao Comércio
25 de março de 2026
Mais de 80% dos lojistas dos segmentos de bombonieres e peixarias de BH estão otimistas com as vendas para a Páscoa

A expectativa dos empresários é que 66,83% dos consumidores mantenham ou aumentem o consumo em relação …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2026
Inadimplência dos consumidores de BH no mês de fevereiro fica abaixo da média nacional

Apesar do crescimento de 6,02% em fevereiro, capital mineira apresenta desempenho mais favorável que o país …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2026
MEI e Simples podem mudar: projeto avança e anima o setor de comércio e serviços 

Para a CDL/BH, caso o PLP 108/2021 seja aprovado em definitivo, haverá impacto positivo para as …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2026
Redução da Selic é vista como um ‘respiro’ para o setor de comércio e serviços

Para a CDL/BH, queda é um bom caminho para a retomada de investimentos, melhora no acesso …