Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES DA SEMANA NAS CASAS LEGISLATIVAS

Notícias gerais

Semana de trabalho de 4 dias, ciclovia na Augusto de Lima e Regime de Recuperação Fiscal. Veja em detalhes estes e outros assuntos da semana de 16 a 20 de outubro nas casas legislativas.

Faixa exclusiva de ônibus e ciclovia na Augusto de Lima são criticadas em audiência

Durante audiência pública promovida nesta segunda-feira (9/10) pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana da Câmara Municipal de BH, comerciantes e moradores da Avenida Augusto de Lima solicitaram que a PBH desista de garantir vias exclusivas para bicicletas e ônibus no local.

Os comerciantes alegam que sofrerão com perda de clientes, uma vez que a prioridade para o transporte coletivo e bicicletas prejudicaria o embarque e desembarque de mercadorias, tiraria vagas de estacionamento e reduziria o espaço para circulação de veículos automotores particulares.

Já a PBH informou que a reorganização da via para incorporação das bicicletas não representa a retirada de faixas de circulação, nem de estacionamento para automóveis. Além disso, o Executivo afirma que, além de ter sido submetida à consulta pública, no site da PBH, a implantação da ciclovia na Augusto de Lima está prevista no Plano Diretor de Belo Horizonte, lei elaborada mediante participação popular e aprovada pela CMBH.

O requerente da audiência, vereador César Gordin (SDD), afirmou que irá encaminhar ao Executivo os pedidos dos comerciantes e moradores contrários à ciclovia e à faixa exclusiva para ônibus. Ainda conforme o parlamentar, uma reunião para debater o tema na PBH será agendada com a presença de representante de moradores e comerciantes da Avenida Augusto de Lima.

__

ALMG debaterá Regime de Recuperação Fiscal e privatizações

Nesta semana, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Minas Gerais desarquivou o Projeto de Lei n. 1202/2019, que autoriza a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), para viabilizar o refinanciamento das dívidas com o governo federal. No entanto, para o texto avançar, o presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite (MDB), condicionou a tramitação ao envio de informações sobre o plano que o Estado apresentou ao Tesouro Nacional.

Também chegou à Assembleia, a mensagem do governador com a Proposta de Emenda à Constituição que viabiliza a privatização de empresas públicas, como a Cemig, a Copasa e a Codemig, sem a exigência de se realizar um referendo popular (PEC 24/2023).

__

Reforma Tributária deve ser aprovada até 9 de novembro

O senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da reforma tributária, disse à imprensa que vai apresentar seu relatório na CCJ em 24 de outubro. A comissão deve apreciar o texto no dia 7/11.

Disse ainda que a votação do projeto em Plenário deve ser concluída até 9 de novembro.

De acordo com Braga, esse calendário foi negociado e aprovado entre os presidentes do Senado e da CCJ.

__

Estatuto da População em Situação de Rua avança no Senado

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal aprovou na quarta-feira (11/10) o Projeto de Lei que cria o Estatuto da População em Situação de Rua (PL 1635/2022).

O estatuto veda o recolhimento forçado dos bens e pertences e a remoção e o transporte compulsório das populações em situação de rua, estabelecendo a responsabilização civil, administrativa, penal e por improbidade dos agentes públicos que violarem essas proibições.

Para garantir a dignidade básica das pessoas, o texto atribui ao poder público assegurar o acesso à alimentação gratuita, à água potável, a itens de higiene básica e a banheiros públicos. O projeto determina que o Poder Executivo realize a contagem da população em situação de rua em censo oficial. Todo esse público deve ter assegurada inscrição no CadÚnico e no Bolsa Família.

Também deve ser criado o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua, composto por representantes do governo e da sociedade civil, com mandatos de dois anos.

O texto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

__

Ministro defende semana de trabalho de 4 dias e criação de contribuição sindical não obrigatória

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal se reuniu com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, na segunda-feira (09/11), para um debate sobre as prespectivas e projetos da pasta.

O ministro disse que “já passou da hora” de o Brasil discutir o tema da semana de 4 dias de trabalho. Para ele, o método pode ser adotado pelo país inteiro sem reduzir salários e sem prejudicar a economia.

Marinho também defendeu a criação de uma contribuição sindical não obrigatória — chamada por ele de “contribuição negocial”, que funcionará de forma diferente do chamado imposto (ou contribuição) sindical, que passou a ser opcional em 2017.

“O governo nem cogita o retorno do imposto sindical, mas precisamos reconhecer que o sindicato precisa de recursos para que possa exercer uma boa representação. Essas receitas vêm de mensalidades e serviços prestados à categoria. Isso porque, quando um sindicato fecha um acordo benéfico, trabalhadores associados e não associados são beneficiados. Não é justo que os não associados, como chupins [parasitas], participem do resultado sem dar qualquer contribuição”, disse.

__

Senado pode criar Frente Mista em Defesa da Pessoa Idosa

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal aprovou, na quarta-feira (11/10), projeto de resolução que institui a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pessoa Idosa. (PRS 62/2023)

Composta por senadores e deputados federais, a frente objetiva ouvir a sociedade e propor medidas relacionadas ao bem-estar da pessoa idosa, realizar eventos sobre o tema e articular iniciativas junto ao governo e à sociedade civil

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: relacoesgovernamentais@cdlbh.com.br

Fonte: Agência Senado, Agência Câmara, Portal ALMG, Portal CMBH

Publicações similares

Notícias gerais
16 de maio de 2024
DIA LIVRE DE IMPOSTOS JÁ TEM DATA MARCADA

Ação contra altas cargas tributárias será realizada no dia 6 de junho em todo o país. …

Notícias gerais
10 de maio de 2024
REDUÇÃO DA SELIC É COMEMORADA POR COMÉRCIO

Para CDL/BH, ainda que o recuo seja tímido, o impacto pode ser positivo e processo desinflacionário …

Notícias gerais
10 de maio de 2024
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES DAS CASAS LEGISLATIVAS DE 06 A 10 DE MAIO

Novo feriado estadual; recriação do DPVAT; proibição aos supermercados de conferir compras de clientes; proibição estacionamento …

Notícias gerais
6 de maio de 2024
HOSPITAL SOFIA FELDMAN RECEBE DOAÇÕES ARRECADADAS PELO PROJETO AFETO, DA FUNDAÇÃO CDL-BH

Serão entregues  mais de 30 mil itens de enxoval e produtos de higiene pessoal que vão …