Notícias - 31 de janeiro de 2017 5 jeitos de abordar o cliente da maneira certa Apoio ao Comércio Hoje, dispõe-se de muito pouco tempo de atenção do cliente e, por esta razão, quanto mais assertivo você for, maior a chance de conquistá-lo. A boa notícia é que, se você tem bons produtos ou serviços a oferecer, não precisará se esforçar muito para chamar a atenção de seu cliente. Basta seguir algumas regras básicas e suas chances de ser bem sucedido ou bem sucedida aumentarão bastante: 1. Evite as abordagens tradicionais Clientes não precisam e não querem elogios e bajulação. Muitos vendedores alegam que têm dificuldades em abordar clientes exatamente porque não se sentem confortáveis com esta postura. Seja em uma loja ou em uma reunião de negócios, você não precisa fazer desta forma. Dê espaço para o cliente e não o pressione com excessos. Cumprimente-o e deixe-o à vontade. 2. Use o tempo do cliente com sabedoria Clientes não têm muito tempo. Respeite-o. Não o desperdice com ofertas e discursos repetitivos. Se quer ajudá-lo, procure entender o que ele busca e seja assertivo em suas propostas. Lembre que seu cliente provavelmente já sabe muita coisa sobre seu negócio e não precisa que você gaste seu tempo repetindo coisas que ele já conhece. 3. Fale menos e deixe seu cliente falar Foi-se o tempo dos vendedores falantes: aqueles que têm a solução para todos os problemas, os tais que “douram a pílula”, mas deixam os clientes frustrados ao entregar um produto ou serviço menos “dourado” do que venderam. As pessoas precisam de espaço para suas perguntas, dúvidas ou para exporem suas ideias. Deixe-os falar. Aprenda com eles e fale somente o necessário, seja para fazer perguntas pertinentes ou responder, sempre com a verdade, às suas dúvidas. 4. Sempre que possível, desafie o cliente com coisas de que ele não sabe Clientes gostam de novidades. Buscam conhecimento, aprender coisas de que eles não sabem. Por outro lado, sentem-se desconfortáveis quando confrontados e pode soar pretensioso abordar o cliente com coisas de que eles não sabem. O segredo aqui é saber identificar os momentos quando você pode e até deve desafiá-lo. Contudo, evite assustar seu cliente. Se for muito direto, a presunção poderá fazê-lo perder o cliente antes mesmo que você consiga conquistar a curiosidade dele. A tensão construtiva é uma ferramenta poderosa para você manter a atenção do cliente. 5. Saiba se diferenciar no momento certo Em todo ciclo de vendas, existe o momento em que você precisará mostrar ao seu cliente que você tem uma oferta que ninguém tem. Uma oferta irrecusável. Estude seus produtos e serviços. Use todo o seu potencial para oferecer algo que você pode e que seus competidores não vão conseguir imitar. No mais, use o seu bom senso. Bons negócios! Fonte: Enio Klein é gerente geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil e professor de vendas e marketing da BSP – Business School São Paulo Publicações similares Apoio ao Comércio 5 de dezembro de 2025 Contratação de trabalhadores temporários no Natal é a forma mais prática e segura de reforçar as equipes do comércio No período de Natal, quando o movimento nas lojas aumenta bastante, muitos lojistas precisam reforçar suas … Apoio ao Comércio 4 de dezembro de 2025 Comércio de BH pode abrir no feriado de 8 de dezembro; veja as regras O comércio varejista da capital mineira está autorizado a abrir nesta segunda-feira, dia 8, data em … Apoio ao Comércio 18 de novembro de 2025 Comércio pode funcionar no feriado da Consciência Negra A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) informa que o comércio da capital mineira … Apoio ao Comércio 10 de novembro de 2025 Feriado de 15 de novembro: comércio de BH pode funcionar A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) informa que o comércio da capital mineira …