Notícias - 26 de janeiro de 2016 Quer empreender no varejo? Prepare-se para estes 6 desafios Apoio ao Comércio O empresário que quer empreender no varejo deve estar sempre apto para superar uma série de desafios: da carga tributária à falta de mão de obra qualificada, passando pela concorrência e pelas rápidas e constantes mudanças nos hábitos do consumidor. 1 – Concorrência Antes de empreender, é preciso fazer um amplo estudo do mercado em que o interessado pretende atuar. Saber quem é e o que faz a concorrência deve ser prioridade para o empreendedor. O conhecimento do produto a ser comercializado é essencial, assim como entender e satisfazer as necessidades dos clientes. 2 – Mudanças no mercado A velocidade da informação proporcionada pela internet pode fazer com que um produto ou uma tendência dure bem menos do que o esperado. Além disso, um produto com lançamento modesto pode se transformar em um hit instantâneo. É preciso que o empresário se atualize constantemente, participe de eventos relacionados ao mercado que pretende atuar etc. 3 – Impostos Os desafios financeiros também devem ser levados em consideração. A instabilidade econômica do Brasil e as constantes mudanças na legislação tributária são apontadas como as maiores dificuldades enfrentadas por quem atua no setor. O empreendedor deve estar sempre atento aos impostos que incidem sobre o seu negócio e produto, bem como para os encargos trabalhistas. Tudo deve ser colocado no papel e analisado com frequência. 4 – Crédito Boa parte dos empreendedores no varejo utiliza capital próprio quando efetua a abertura do negócio. Mas quem não tem capital próprio depende das linhas de crédito, sejam oficiais ou privadas. E aqui surgem outras preocupações: os altos juros e a burocracia para se conseguir crédito. 5 – Mão de obra Outro desafio enfrentado pelo empreendedor no varejo diz respeito à mão de obra. No Brasil o custo é alto e em contrapartida a oferta de mão de obra especializada e qualificada é baixa. O treinamento e qualificação de funcionários, muitas vezes, é dispendioso para o empresário, que ainda corre o risco de perder mão de obra qualificada para a concorrência. Geralmente, quem atua no comércio – como micro ou pequena empresa – inicialmente contrata e treina parentes mais próximos para trabalharem na loja. 6 – inadimplência A inadimplência dos clientes é outro ponto a ser levado em consideração, principalmente em tempos de instabilidade econômica. Fonte: Revista Exame – Escrito por Renato Kuyumjian, especialista em empreendedorismo Publicações similares Apoio ao Comércio 26 de março de 2024 APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças … Apoio ao Comércio 19 de março de 2024 INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024 Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, … Apoio ao Comércio 14 de março de 2024 CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou … Apoio ao Comércio 26 de janeiro de 2024 EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …