Notícias - 26 de janeiro de 2016 Quer empreender no varejo? Prepare-se para estes 6 desafios Apoio ao Comércio O empresário que quer empreender no varejo deve estar sempre apto para superar uma série de desafios: da carga tributária à falta de mão de obra qualificada, passando pela concorrência e pelas rápidas e constantes mudanças nos hábitos do consumidor. 1 – Concorrência Antes de empreender, é preciso fazer um amplo estudo do mercado em que o interessado pretende atuar. Saber quem é e o que faz a concorrência deve ser prioridade para o empreendedor. O conhecimento do produto a ser comercializado é essencial, assim como entender e satisfazer as necessidades dos clientes. 2 – Mudanças no mercado A velocidade da informação proporcionada pela internet pode fazer com que um produto ou uma tendência dure bem menos do que o esperado. Além disso, um produto com lançamento modesto pode se transformar em um hit instantâneo. É preciso que o empresário se atualize constantemente, participe de eventos relacionados ao mercado que pretende atuar etc. 3 – Impostos Os desafios financeiros também devem ser levados em consideração. A instabilidade econômica do Brasil e as constantes mudanças na legislação tributária são apontadas como as maiores dificuldades enfrentadas por quem atua no setor. O empreendedor deve estar sempre atento aos impostos que incidem sobre o seu negócio e produto, bem como para os encargos trabalhistas. Tudo deve ser colocado no papel e analisado com frequência. 4 – Crédito Boa parte dos empreendedores no varejo utiliza capital próprio quando efetua a abertura do negócio. Mas quem não tem capital próprio depende das linhas de crédito, sejam oficiais ou privadas. E aqui surgem outras preocupações: os altos juros e a burocracia para se conseguir crédito. 5 – Mão de obra Outro desafio enfrentado pelo empreendedor no varejo diz respeito à mão de obra. No Brasil o custo é alto e em contrapartida a oferta de mão de obra especializada e qualificada é baixa. O treinamento e qualificação de funcionários, muitas vezes, é dispendioso para o empresário, que ainda corre o risco de perder mão de obra qualificada para a concorrência. Geralmente, quem atua no comércio – como micro ou pequena empresa – inicialmente contrata e treina parentes mais próximos para trabalharem na loja. 6 – inadimplência A inadimplência dos clientes é outro ponto a ser levado em consideração, principalmente em tempos de instabilidade econômica. Fonte: Revista Exame – Escrito por Renato Kuyumjian, especialista em empreendedorismo Publicações similares Apoio ao Comércio 30 de abril de 2025 Dia Livre de Impostos: ação contra altas cargas tributárias será no dia 29 de maio Objetivo é garantir um ambiente de negócios mais favorável, estimulando investimentos, produtividades e progresso para o … Apoio ao Comércio 22 de abril de 2025 CDL/BH será patrocinadora da revitalização do Café Nice Ícone histórico de Belo Horizonte, a cafeteria, inaugurada em 1939, continuará com as portas abertas como … Apoio ao Comércio 16 de abril de 2025 CDL/BH defende reforço na iluminação pública para segurança e fortalecimento do comércio Durante audiência pública na Câmara Municipal, entidade sugere medidas como instalação de novos pontos de luz … Apoio ao Comércio 25 de fevereiro de 2025 Comércio de BH fechou 2024 com crescimento de 2,04%, o maior dos últimos quatro anos Indicador Termômetro de Vendas, elaborado pela CDL/BH, apontou que o bom desempenho do mercado de trabalho …