Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Produção Industrial recua 2,5% em fevereiro

Apoio ao Comércio

Segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a produção industrial brasileira apresentou recuo de 2,5% no mês de fevereiro na comparação com o mês de janeiro.


 


O principal setor que contribuiu para essa queda foi o de Bens de Consumo, que apresentou retração de 4,2%. O setor de Bens Intermediários apresentou queda de 1,3% e o único setor que apresentou crescimento em fevereiro foi o de Bens de Capital, com alta de 1,6%.


 


Na Comparação com fevereiro de 2012 a indústria teve uma produção 3,2% menor. Essa baixa foi puxada pelos mesmos setores, Bens de Consumo, que teve queda de 5,0%, e Bens Intermediários, que teve queda de 4,4%. O Setor de Bens de Capital, por outro lado, apresentou avanço significativo nesta base de comparação e teve uma produção 9,1% maior.


 


O acumulado dos últimos doze meses apresenta queda de -1,9%, o mesmo resultado visto em janeiro, para a indústria em geral, e apresenta queda de produção em todos os setores. O setor de Bens de Consumo teve queda de -0,4% (-0,4% em janeiro), Bens Intermediários tiveram queda de -1,5% (-1,0% em janeiro) e a produção de Bens de Capital caiu -7,8% (-9,7% em janeiro).


 


Todavia, vimos um inicio de uma melhora no índice acumulado em doze meses, principalmente no que tange a produção de Bens de Capital. O aumento da demanda por Bens de Capital sinaliza uma recuperação dos investimentos produtivos no país, o que pode vir a refletir numa melhora dos índices de produção industrial no futuro.

Publicações similares

Apoio ao Comércio
23 de abril de 2026
Semana do MEI oferece mais de 60 capacitações gratuitas em Belo Horizonte

 A programação será de 11 a 14 de maio e inclui oficinas, palestras e consultorias para …

Apoio ao Comércio
22 de abril de 2026
Dia das Mães: consumidor deve gastar mais este ano

Pesquisa da CDL/BH mostra que investimento em presentes será de quase R$ 480. Lojas físicas serão …

Apoio ao Comércio
25 de março de 2026
Mais de 80% dos lojistas dos segmentos de bombonieres e peixarias de BH estão otimistas com as vendas para a Páscoa

A expectativa dos empresários é que 66,83% dos consumidores mantenham ou aumentem o consumo em relação …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2026
Inadimplência dos consumidores de BH no mês de fevereiro fica abaixo da média nacional

Apesar do crescimento de 6,02% em fevereiro, capital mineira apresenta desempenho mais favorável que o país …