Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Vendas no Varejo Ampliado crescem 0,3% em janeiro, segundo o IBGE

Apoio ao Comércio

De acordo com a última Pesquisa Mensal do Comercio (PMC) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas no comércio varejista ampliado (que inclui as vendas de veículos e material de construção) cresceu 0,3% em janeiro na comparação com dezembro de 2012. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (janeiro de 2012), a variação foi de 7,1%; com isso, o crescimento em doze meses foi de 7,9%.


Dentre os dez setores contemplados pela pesquisa, todos apresentaram variação positiva nos últimos doze meses, a saber: móveis e eletrodomésticos (11,5%, reflexo da redução do IPI para o setor); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (10,4%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,4%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (8,0%); material de construção (7,8%); combustíveis e lubrificantes (7,6%); veículos, motos, partes e peças (7,3%); equipamentos para material de escritório, informática e comunicação (5,6%); livros, jornais, revistas e papelaria (4,9%); tecidos, vestuário e calçados (3,7%).


Em Minas Gerais, o comércio varejista ampliado apresentou crescimento de 6,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior, e o acumulado em doze meses apresentou crescimento de 5,9%. As variações nos âmbitos nacional e estadual nos últimos doze meses foram menores do que em Belo Horizonte, que fechou o ano de 2012 com crescimento de 9,17% (Termômetro de vendas – CDL/BH), demonstrando que a importância do setor na capital mineira.


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de fevereiro de 2026
SUSPENSÃO DA PORTARIA 3665/23 QUE DISPÕE SOBRE O FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO VAREJISTA NOS FERIADOS

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte informa aos seus associados que o Ministério do …

Apoio ao Comércio
25 de fevereiro de 2026
CDL/BH ESCLARECE SOBRE A PORTARIA Nº 3.665/2023 E O FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO AOS DOMINGOS

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) esclarece aos seus associados que a Portaria …

Apoio ao Comércio
9 de fevereiro de 2026
Economia e Segurança: Carnaval de BH tem apoio do comércio para ser uma festa lucrativa e segura

Pelo terceiro ano consecutivo, CDL/BH é patrocinadora do Carnaval e une esforços com as forças de …

Apoio ao Comércio
9 de fevereiro de 2026
Carnaval de BH: foliões irão investir entre R$ 100 e R$ 150 em fantasias e adereços, aponta CDL/BH

Pagamento à vista será prioridade durante a folia e transporte por aplicativo será o principal meio de …