Imprensa - 28 de novembro de 2023 Animados com o Natal, belo-horizontinos devem investir mais de R$ 500 nos presentes Sugestão de Pauta Pesquisa da CDL/BH com consumidores da capital mineira mostra que maioria deve optar pelo pagamento à vista para fugir do endividamento. Roupas, brinquedos e acessórios lideram intenção de compra O Natal promete ser de muitos presentes nas casas dos belo-horizontinos. Uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) revelou que os consumidores pretendem comprar até três produtos para a data. E, para isso, o investimento médio será de R$ 526,28. Este valor é 7% maior que o do último ano, quando foram gastos R$ 492, na compra de quatro presentes. A pesquisa da CDL/BH ouviu 299 consumidores da capital mineira no período de 21 de outubro a 6 de novembro de 2023. “O Natal é a data comemorativa onde os consumidores estão mais dispostos a presentear, afinal, ela tem um grande apelo emocional. Neste ano, ainda que o número de presentes por consumidor seja menor, o tíquete médio está maior, o que significa um aumento no volume de vendas”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva. Os itens mais citados pelos entrevistados como os principais presentes foram roupas (67,6%), brinquedos (36%), calçados (20,9%), acessórios – joias, relógios, óculos, malas, bolsas e mochilas (13,4%), e cosméticos (9,9%). O tíquete médio dos presentes mais procurados são: Roupas: R$ 131,29 Brinquedos: R$ 131,29 Acessórios: R$ 112,50 Calçados: R$ 168,40 Cosméticos: R$ 179,26 Os entrevistados afirmaram que os principais homenageados na data serão filhos ou enteados, mães, madrastas, pais, padrastos e irmãos. Formas de pagamento O pagamento à vista foi citado por 72,3% dos entrevistados. O mesmo comportamento foi observado no ano passado, quando 65,1% dos consumidores também disseram optar por esta modalidade. “Houve um crescimento de 11,1% na intenção de pagamento à vista, o que mostra que o consumidor está mais cauteloso, afinal, o início do ano é marcado por contas inadiáveis como IPVA, IPTU, matrícula e material escolar”, explica o presidente da CDL/BH. Dentre os que vão adquirir os presentes por meio do pagamento à prazo (27,3%), a conta será dividida em até quatro parcelas. De forma estratificada, os métodos de pagamentos apontados pelos consumidores aparecem da seguinte forma: Parcelado no cartão de crédito: 26,1% PIX: 20,6% Dinheiro: 19% À vista no cartão de crédito: 17,4% Débito: 15,4% Parcelado no carnê/crediário: 1,2% Não sabe: 0,4% A expectativa da entidade é que com a movimentação do Natal sejam injetados na economia de Belo Horizonte R$ 2,46 bilhões durante o mês de dezembro. Ruas movimentadas A pesquisa perguntou aos consumidores qual o local de preferência para realizar as compras de Natal e as lojas físicas totalizaram 46,5% das menções. Os locais mais citados foram: Lojas de rua do Hipercentro de BH: 43,1% Internet: 28,5% Shopping Center: 22,5% Feira Hippie: 2,4% Pequenos comércios: 2% Ainda não sabe: 0,8% Estabelecimentos de serviços essenciais, como mercados: 0,8% A maioria dos belo-horizontinos deve ir às compras de última hora, já que 50,4% afirmaram que vão às lojas na semana do Natal. Já 30,7% disseram que pretendem adquirir os presentes com, pelo menos, 15 dias de antecedência; 16,1% cerca de 30 dias e 2,8% já compraram. “A maior parte dos consumidores espera a segunda parcela do 13º salário para comprar os presentes, por isso a movimentação próximo à data tende a ser maior”, esclarece Marcelo de Souza e Silva. Segundo o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, consumidores vão usar a parcela do 13° salário para ir às compras Preço é principal influência para compra Ao serem questionados sobre os principais fatores que influenciam a compra, 26,8% disseram que o preço é fundamental. A educação e cordialidade dos vendedores aparece em segundo lugar, com 14,6%. A confiabilidade do site foi citada por 9,6% e a credibilidade da loja, por 8,7%. Também foram apontados: qualidade do produto (8,3%) e frete grátis (6,3%). Formas de pagamento em função do local de compra Parcelado no cartão de créditoPorcentagemInternet37,9%Lojas de rua no Hipercentro de BH33,3%Shopping Center24,2%Pequenos comerciantes autônomos3% Dinheiro PorcentagemLojas de rua no Hipercentro de BH62,5%Shopping Center18,8%Internet6,3%Comércio essencial (mercados)4,2%Feira Hippie4,2%Pequenos comerciantes autônomos4,2% PIXPorcentagemLojas de rua no Hipercentro de BH53,8%Internet26,9%Shopping Center17,3%Feira Hippie1,9% Comemorações Para celebrar a data, 81,4% dos belo-horizontinos irão realizar alguma confraternização, sendo que a ceia com familiares e amigos é a mais citada (73,7%). Quanto ao tradicional amigo-secreto, 25,4% dos entrevistados confirmaram que irão participar de apenas um. O gasto médio com a brincadeira será de R$ 57,23. Lojistas otimistas Os comerciantes da capital mineira estão com boas expectativas para a data e 49,5% acreditam que este ano será melhor que o passado. A pesquisa da CDL/BH ouviu 200 lojistas no período de 20 de outubro a 16 de novembro. Para que isso aconteça, os lojistas estão criando estratégias para aumentar as vendas. As principais ações que devem ser realizadas são: Flexibilidade ou facilidade de pagamento: 70% Variedade de produtos: 69,5% Decoração da loja: 67% Divulgação dos produtos: 67% Conceder descontos: 6% *as respostas são de múltipla escolha Além dos próprios estabelecimentos, os lojistas vão investir nos seguintes canais de vendas: WhatsApp (81%), Instagram (68%) e site da loja (14,5%). Na perspectiva dos comerciantes, 62% dos consumidores devem gastar o mesmo que no ano passado; 23,5% irão aumentar o investimento e 14,5% vão diminuir. Balanço econômico Ao longo de 2023, o cenário econômico do Brasil e do mundo foi permeado por fatores como inflação externa, crédito mais caro, desaceleração e tensões geopolíticas. Contudo, o país mostrou-se resiliente e avançou em questões importantes para o crescimento econômico como queda da inflação, política monetária menos restritiva, aumento da massa salarial, programa Desenrola Brasil e aprovação do novo Regime Fiscal. “Todos esses componentes proporcionaram crescimento da atividade econômica no país. Isso elevou a confiança do consumidor, do comerciante e também dos investidores. Por isso, nossa perspectiva é que o varejo em Belo Horizonte encerre o ano de 2023 com crescimento acima de Minas Gerais”, estima o presidente da CDL/BH. Previsão de vendas do varejo para 2023 Brasil3%Minas Gerais1,97%Belo Horizonte2,01% Expectativas para 2024 Para o próximo ano, a CDL/BH acredita que as atividades econômicas do país serão beneficiadas pela geração de emprego e investimentos de capital estrangeiro. “Com a guerra na Ucrânia e as tensões geopolíticas, as grandes empresas internacionais estão buscando diversificar seus fornecedores e reduzir sua dependência de países específicos. Com o reposicionamento das cadeias globais de suprimentos, o Brasil tem grandes chances de avançar suas exportações e também de atrair investimentos”, explica a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos. “Com Minas Gerais posicionando-se cada vez mais como destino turístico internacional, a tendência é que o nosso estado também entre na rota global de suprimentos e isso impulsione o setor de comércio e serviços, especialmente na capital”, finaliza Marcelo de Souza e Silva. Confira abaixo a pesquisa completa e áudio da coletiva de imprensa Coletiva-de-Imprensa-CDL-BH_Marcelo-de-Souza-e-Silva-1Baixar Baixar IMPRENSA-Pesquisa-CDLBH-com-lojistas-e-consumidores-expectativa-de-vendasBaixar