Imprensa - 16 de novembro de 2022 Belo-horizontinos pretendem comprareletrodomésticos e eletrônicos na Black Friday Sugestão de Pauta Pesquisa da CDL/BH revela ainda que o tíquete médio deverá ser de R$ 732,39. Consumidores esperam descontos a partir de 40% Os itens mais procurados pelos belo-horizontinos nesta Black Friday devem ser eletrodomésticos – fogão, batedeira, liquidificador e televisão (33,3%); eletrônicos – computador, notebook, smartphone e fone de ouvido (29,9%) e bolsas, malas e mochilas (19,4%). Os dados apurados por pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) com consumidores da capital mineira revelam ainda que itens como roupas (14%), calçados (14%), cosméticos (11%) e brinquedos (11%) também aparecem na lista. O tíquete médio deverá ser de R$ 732,39 por item. A expectativa dos consumidores é adquirir dois produtos. As vendas da Black Friday, de acordo com previsão da CDL/BH, devem injetar na economia da capital mineira R$ 2,06 bilhões. A pesquisa aponta que sete em cada dez entrevistados (72%) têm intenção de ir às compras nesta Black Friday e esperam aproveitar a data para adquirir itens desejados em promoção (36,1%), produtos de necessidade com menor preço (34%), aproveitar as promoções independente de suas necessidades e desejos (13,2%), substituir produtos que já possui por versões recentes (8,3%) e antecipar as compras de Natal (8,3%). “A Black Friday se consolidou como uma importante data do varejo nacional, tanto para lojistas quanto para os consumidores. Para este ano, as expectativas são muito positivas e notamos que o belo-horizontino está disposto a aproveitar a data para adquirir produtos de maior valor agregado e espera um desconto médio de 40%. Certamente a movimentação no varejo será bem intensa”, adianta o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. Leia também: Último trimestre do ano anima o varejo Tíquete médio dos produtos mais desejados De acordo com a pesquisa da entidade, dentre os três itens mais procurados pelos consumidores, os eletrônicos possuem o maior tíquete. Os valores médios registrados são: Eletrônicos: R$ 997,97 Eletrodomésticos: R$ 978,80 Bolsas, mochilas e malas: R$ 350 Pagamento parcelado A maioria dos entrevistados (56,94%) afirma que vai optar pelo pagamento parcelado no cartão de crédito, com uma média de cinco parcelas. “O pagamento parcelado no cartão de crédito permite que o consumidor dilua o valor total dos itens de tíquete médio mais elevado. Dessa forma, consegue encaixar as parcelas no orçamento mensal sem prejudicar a saúde financeira”, explica o presidente da CDL/BH. As demais modalidades de pagamento citadas pelos consumidores foram: À vista no cartão de crédito: 14,58% Cartão de débito: 10,42% PIX: 9,03% Dinheiro: 5,56% Boleto bancário: 1,39% Parcelado no cartão da própria loja: 1,39% À vista no cheque: 0,69% Consumidor está de olho nos preços A pesquisa da CDL/BH revela que 73,65% dos belo-horizontinos pesquisam o preço dos produtos antes de efetivar a compra. “O consumidor de Black Friday está atento ao histórico de preços e sabe se o valor é realmente vantajoso. Por isso, nosso conselho aos lojistas é, de fato, oferecer um desconto e não praticar promoções ilusórias. Para isso, é preciso avaliar os custos e os lucros do seu negócio, ver o quanto dessa margem você pode tirar sem impactar a saúde financeira”, alerta Souza e Silva. Bom atendimento é fundamental Questionados sobre quais são os principais atrativos para realizar as compras nas lojas, 47% dos consumidores disseram que atendimento de qualidade é essencial. Na sequência foram citados qualidade do produto (24%), agilidade no atendimento (23,5%), localização (19,5%), formas e prazos de pagamento (16,5%), credibilidade da loja (15%), educação e cortesia dos funcionários (14%) e ambiente agradável (13%). “Cada vez mais o atendimento de qualidade se torna o grande diferencial de um negócio. Para se ter ideia, ele aparece à frente de pontos como marca do produto, disponibilidade de estoque e entrega rápida. Esses itens são muito importantes e compõem o bom funcionamento, mas é preciso entender que o cliente busca algo a mais que um produto material. O atendimento de qualidade é o que vai fidelizar esse consumidor”, finaliza o presidente da CDL/BH. Black Friday no Brasil De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas, 79% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday, um aumento de 22 pontos percentuais em comparação ao ano passado. De acordo com os consumidores, a principal razão para participar da Black Friday é a oportunidade de comprar algo que já estava precisando, porém a um preço mais baixo (72%). Em seguida está a vontade de antecipar as compras de Natal a preços mais acessíveis (36%). A pesquisa aponta também um crescimento nos gastos dos consumidores que pretendem comprar este ano: 40% dos entrevistados almejam gastar mais nesta Black Friday, um aumento de 12 pontos percentuais a mais na comparação com 2021, especialmente os homens e os consumidores das classes A/B. Enquanto isso, 22% pretendem ter o mesmo gasto e 31% querem reduzi-lo (sobretudo as mulheres e as classes C/D/E). Os brasileiros desejam comprar 3,4 produtos e gastar R$ 1.161 na data. Roupas, calçados e eletrodomésticos serão os produtos mais procurados. O levantamento aponta que a população está atenta às promoções: 91% dos entrevistados afirmam que pretendem fazer pesquisa de preço antes de comprar na Black Friday, especialmente para confirmar se os produtos estão realmente com um bom desconto (56%) e para escolher a loja com o melhor desconto (34%). Em média, os consumidores esperam encontrar descontos de 39% nos produtos ofertados. Metodologia da pesquisa A pesquisa da CDL/BH foi realizada com 218 consumidores da capital mineira entre os dias 19 e 28 de outubro. A amostra possui confiança de 95% e margem de erro de 6,9%. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil