Imprensa - 19 de novembro de 2012 Dívidas do consumidor mineiro ultrapassam R$ 500 Sugestão de Pauta Belo Horizonte, 19 de novembro de 2012 – Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) realizada com 400 consumidores da capital mineira nas primeiras semanas de novembro apontou que 64,97% dos entrevistados devem mais de R$ 500. Em seguida estão as dívidas entre R$ 100 e R$ 249 (14,21% dos entrevistados), de R$ 250 a R$ 499 (11,17%), de 50 a 99 (5,08%) e até R$ 49 (4,57%). (Gráfico 1) Dos consumidores entrevistados, 36,46% tem somente uma conta em atraso. Os que têm até três contas em atraso somam 33,33% dos entrevistados. Em seguida estão: de três a seis contas em atraso (18,75%), de seis a dez (9,9%) e com mais de dez contas (1,56%). Na opinião do presidente da CDL/BH, Bruno Falci, este dois resultados mostram que o consumidor, na maioria das vezes, verifica se o valor da prestação cabe no bolso, mas esquece de somar todas as dívidas. (Gráfico 2) Os consumidores inadimplentes pretendem quitar as dívidas nos próximos 30 dias de acordo com 67,5% dos entrevistados. Os que não irão quitá-la (16,5%) alegaram falta de condições financeiras, outras prioridades financeiras a quitar e que a cobrança foi indevida. E 16% não sabem se poderão quitá-las nos próximos 30 dias. (Gráfico 3) Dos que pretendem quitar as dívidas, 43,79% farão acordo com a instituição, parcelando o valor que está em débito e 28,99% renegociarão com o banco. Em seguida estão 14,79% dos consumidores que pagarão a vista, utilizarão o salário, recorrerão à Justiça ou ao PROCON ou pedirão demissão para quitar a dívida. Já 4,73% utilizarão o 13º salário; 3,55% renegociarão com a financeira; 1,18% utilizarão o empréstimo consignado; 1,18% utilizarão valores que têm para receber de terceiros; 1,18% utilizarão dinheiro da poupança e 0,59% recursos de férias. Mutirão – Falci lembrou que a CDL/BH realizará, em parceria com o SPC Brasil e Serasa, no período de 26 a 30 de novembro, mais uma edição da Campanha de recuperação de crédito. “As facilidades para regularização das dívidas incluem descontos que podem chegar a 48% sobre o valor corrigido para pagamento à vista. O parcelamento também pode ser feito em até três vezes com descontos que chegam a 38% sobre o valor corrigido”, explicou. “Estamos oferecendo ao consumidor condições especiais para que ele possa pagar as dívidas e ter o crédito restabelecido”, completou. Forma de pagamento – O cartão de crédito continua liderando a lista dos vilões da inadimplência. De acordo com a pesquisa da CDL/BH, 40,74% dos consumidores ficaram inadimplentes com débitos no cartão de crédito. Compra no crediário ocupa o segundo lugar no ranking de acordo com 23,28% dos consumidores entrevistados. Em seguida estão: empréstimos em bancos e/ou financeiras (11,11%); compra a prazo com cheque pré-datado (10,58%) e telefonia móvel, compras para terceiros, documentos roubados, plano de saúde (7,41%) e compra a vista com cheque (6,88%). (Gráfico 4) O presidente da CDL/BH lembra que o cartão de crédito é uma forma de pagamento que precisa ser bem administrada. “O consumidor não se lembra de fazer as contas de quanto gastou com cada compra”, afirmou. “E quando ele não paga ou apenas quita uma parte, fica mais difícil liquidar a dívida, em consequência das altas taxas de juros cobradas pelas administradoras”, completou. Perfil – O perfil do inadimplente de Belo Horizonte segue da seguinte forma: 54% são do sexo masculino; 30,5% têm idade entre 41 e 50 anos; 45,5% são solteiros; 34,57% têm renda entre R$ 1.376 e R$ 2.200 e 50% trabalham com carteira assinada. Inadimplência – O número de registros junto ao SPC da CDL/BH apresentou em outubro, na comparação com o mês imediatamente anterior, queda de 3,74%. Na comparação com outubro do ano anterior houve crescimento de 1,66%. E no acumulado do ano o crescimento foi de 1,54%.