Imprensa -

Programa Consumo Legal da CDL/BH orienta sobre direitos e deveres dos consumidores e lojistas

Sugestão de Pauta

Você sabe o que é venda casada? Pensando nessa dúvida comum de consumidores e até de lojistas, o programa “Consumo Legal” abordou o tema em vídeo recém-divulgado. O conteúdo esclarece de forma didática o que é a prática, que não é recomendada pelo código de defesa do consumidor, e apresenta exemplos. Esse é o sexto vídeo divulgado pelo programa, que teve inicio em dezembro de 2017.

Na edição anterior do projeto, o tema foi “Garantia de Produtos e serviços”, que explicou, por exemplo, quais são os tipos de garantias e o que cada uma cobre. Nos demais meses os assuntos tratados foram: “Exposição dos Preços dos Produtos”,  “Diferença de preços”, “Troca de Mercadorias” , “Cobrança de dívidas”

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Bruno Falci, o vídeo mostra numa linguagem simples dicas que facilitam as relações de consumo. “As ações judiciais podem ser evitadas a partir das informações adequadas, diminuindo futuros problemas e situações prejudiciais ao consumidor e ao lojista”, explica. “Com o “Consumo Legal” toda a população saberá sobre os direitos e deveres que consumidores e lojistas devem observar e seguir antes, durante e após as compras”, acrescenta.

Todos os conteúdos do programa “Consumo Legal” são publicados na página do Facebook (https://www.facebook.com/CDLBH/) ou o canal do Youtube da CDL/BH (https://www.youtube.com/user/cdlbh).

Consumo Legal – Criado com o objetivo de disseminar dicas simples e rápidas sobre os direitos dos consumidores e lojistas, o programa foi lançado em 11 de dezembro de 2017 em parceria da CDL/BH com o PROCON BH e o Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe).