Imprensa - 23 de novembro de 2022 Seis em cada dez lojistas estão satisfeitos com as vendas de pré-Black Friday Sugestão de Pauta Expectativa é que a movimentação em torno da data injete R$ 2,06 bilhões na economia de Belo Horizonte. Roupas estão sendo os produtos mais vendidos Às vésperas da Black Friday, 60% dos lojistas da capital afirmam que as vendas em torno da data estão atendendo total ou parcialmente as expectativas, conforme revela pesquisa de movimentação realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), com 148 comerciantes da capital mineira entre os dias 11 e 21 de novembro. De acordo com o levantamento, 59,5% dos entrevistados prepararam alguma promoção especial com foco na Black Friday. Aproveitando o clima da Copa do Mundo, 25% dos lojistas disseram que estão comercializando produtos alusivos à competição. Para 48,6% dos empresários que vendem itens temáticos, houve um aumento na procura por objetos de Copa do Mundo. Campeões de venda A pesquisa de movimentação prévia revelou que roupas estão sendo, até o momento, os produtos mais vendidos (35%). Em seguida aparecem calçados (11,5%), camisas da seleção brasileira de futebol (6,8%), móveis (6,1%), itens de decoração e papelaria (5,4%), produtos alimentícios e utensílios domésticos (5,4%). A forma de pagamento mais utilizada tem sido o parcelamento no cartão de crédito (39,9%) com uma média de seis parcelas. As demais opções são à vista no cartão de crédito (39,2%), PIX (14,2%), cartão de débito (6,1%) e parcelado no cheque (0,7%). “A tendência é que até sexta-feira o movimento em torno da Black Friday cresça ainda mais. O belo-horizontino está disposto a comprar e os lojistas também estão confiantes com a data e se prepararam para ela. A previsão é que as vendas injetem R$ 2,06 bilhões na economia da capital. Esse montante retoma o nível pré-pandemia (2019) e representa ainda um crescimento de 1,49% em comparação a 2021, quando foram comercializados R$ 2,03 bilhões”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. Consumidores esperam aproveitar a data Pesquisa da entidade com consumidores da capital mineira apontou que sete em cada dez entrevistados (72%) têm intenção de ir às compras nesta Black Friday e esperam aproveitar a data para adquirir itens desejados em promoção (36,1%), produtos de necessidade com menor preço (34%), aproveitar as promoções independente de suas necessidades e desejos (13,2%), substituir produtos que já possui por versões recentes (8,3%) e antecipar as compras de Natal (8,3%). O tíquete médio deverá ser de R$ 732,39 por item. A expectativa dos consumidores é adquirir dois produtos. Dentre os três itens mais procurados pelos consumidores, os eletrônicos possuem o maior tíquete. Os valores médios registrados são: · Eletrônicos: R$ 997,97 · Eletrodomésticos: R$ 978,80 · Bolsas, mochilas e malas: R$ 350 Foto: (Rovena Rosa/Agência Brasil)