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107ª edição da NRF 2018

Apoio ao Comércio

"O espaço de exposição da feira é um campo rico de conhecimento e experimentação de diversas soluções para o varejo. A maioria dessas soluções são de base tecnológica que facilitam meios de pagamento, gestão, estratégias, análise de dados, exposição de mercadorias, self checkout, automação, etc.


 


 


WIPRO


 


Na primeira parada, visitamos a Wipro, uma empresa de tecnologia da informação que provê soluções diversas para potencializar o varejo. No espaço, fizemos uma imersão no que será uma loja do futuro. Utilizamos na prática o Google Home, que mostra todo o potencial da inteligência artificial, por meio de conversação por voz. A demonstração foi realizada por meio de um bate-papo com a Melissa, voz do Google Home, que é a vendedora/ atendente virtual .


 


Na demonstração foram consultados e selecionados produtos para compra, sugestões foram feitas pela própria Melissa, baseado nas escolhas anteriores do cliente e uma consulta a agenda do consumidor foi feita antes de confirmar o dia e hora de entrega das compras. A atendente alerta também caso haja algum empedimento na agenda, como por exemplo médico já marcado naquele horário escolhido para entrega, e ainda oferta uma taxa extra para entregar em horário diferenciado, em que o cliente estaria disponível. 


 


Ainda com a Wipro, acompanhamos um sistema de realidade virtual, onde o cliente pode navegar na tela de um aparelho para a escolha de produtos, coletar informações e experimentar um vestido virtualmente. Se ele gosta, pode confirmar a compra pelo próprio sistema. Os atendentes da loja recebem um aviso pelo smartphone e já sabem exatamente onde o produto escolhido está armazenado na loja e para qual cliente entregar. Se por acaso não estiver disponível o vestido escolhido em estoque, como é tudo integrado, o sistema automaticamente faz recomendações de produtos similares e gera ou QRCode ou envia um link para o cliente, para que ele já encomende a entrega na data desejada. 


 


Seguindo ainda pela Wipro, observamos um espaço inteligente, que foi criado para interação e obtenção de informações sobre o produto à venda. Para o exemplo da demonstração, utilizou-se uma mesa. Ao lado do produto é colocado, uma tela, em que são exibidas informações completas sobre o produto. Produto similares são adicionados na tela e comparações são exibidas entre eles para facilitar e ajudar o cliente em sua escolha.


 


Um outro exemplo é que se colocamos um sapato e uma blusa nesse espaço virtual e a combinação não estiver tão boa, o sistema faz sugestões de outras opções, que combinariam melhor naqueles tons de cores. Nessa parte há uma tentativa bem evidente de misturar o on-line com o off-line para melhorar a experiência do cliente. 


 


Em seguida, e ainda na Wipro, tivemos a exposição de um serviço chamado Top Coder.  É uma parte da empresa especialista em design thinking, prototipação, ciência e análise de dados, como foco em inovação. As empresas contratam a Top Coder para inovar em seus negócios e segmentos, usando essas metodologias e principalmente coletando insights e feedbacks da comunidade de mais de 1.2 milhões de usuários. Nada melhor que a visão do próprio cliente para melhorar sua plataforma.  


 


Em resumo, a Wipro usa o máximo da tecnologia para melhorar e potencializar a experiência do cliente, visando aumento de vendas, satisfação, compras recorrentes, fidelização, enfim, busca ajudar seus clientes a entregarem a melhor EXPERIÊNCIA! 


 


 


IBM


 


Continuando a visita, paramos na IBM, empresa de tecnologia que é referência em inteligência artificial, computação cognitiva , principalmente considerando seu trabalho com o projeto watson. 


 


Na IBM, o primeiro contato foi com a Arena de Marketing. Nesse espaço o uso combinado de tecnologias, como biometria facial, data analytics, iot, mapeamento de redes sociais, integração com sistemas de clima (previsão do tempo), promovem o cruzamento de dados em tempo real, identificando o cliente que está na loja. Essa identificação inclui seu perfil, complementado com informações externas e sugerindo abordagens, combinações e produtos personalizados. Com essas informações , gerentes de marketing podem tomar decisões em tempo real sobre um reposicionamento na mídia ou uma exposição diferenciada de produto. 


 


Ainda na IBM, acompanhamos na prática a tecnologia de Chat Bot, que funciona como um vendedor da loja. Por meio de inteligência artificial permite que o cliente por meio de bate papo pergunte informações sobre produtos e um robô vai analisa e responde dentro do contexto da conversa. Nesse momento, informações sobre o perfil do cliente já foram buscadas, cruzadas, o que pode gerar recomendações de produtos adequados ao seu perfil. A interação é realizada do início ao fim, permitindo escolher o produto e finalizar a compra sem atrito nenhum, o que propicia a melhor experiência. 


 


Continuando na IBM, tivemos a demonstração da tecnologia de realidade aumentada, onde alguém do outro lado do mundo, projeta um produto virtualmente ali do lado da pessoa participante da feira, que recebe explicações sobre aquele produto. Empresas como MC Donnalds já usam essa tecnologia para aplicar treinamentos, simulando uma linha de produção. 


 


Na IBM ficou evidente a capacidade de cruzamento de grande volume de informações (Big Data), sendo coletadas de fontes e tecnologias diversas (iot, chatbot, mapeamento de redes sociais, biometria facial, inteligência artificial, aprendizagem de máquina, etc). O objetivo é gerar informações para tomada de decisões em tempo real, e ainda propiciar de maneira cada vez mais personalizada , a experiência do cliente.


 


Nessa linha de raciocínio, mostraram um vídeo com um cliente que iria ate uma determinada loja. Esse cliente é de outro país e estaria naqueles dias em um evento.  Usando os recursos da IBM, o gerente da loja coletou informações do cliente em redes sociais, informações do evento, do clima, e montou uma abordagem e sugestões mais completas e personalizadas, garantindo a melhor experiência. 


 


 


NEC


 


Saindo da IBM, passamos pela empresa NEC, que também é de Tecnologia da Informação, e já atua no Brasil há 50 anos, com atuações expressivas em tecnologia para segurança, atendendo muito ao governo. 


 


No espaço da NEC simularam um circuito de uma loja, onde logo na entrada você é identificado por Biometria Facial. Se nunca tiver entrado na loja, alguns dados de complemento são solicitados, e sua entrada é liberada. Nesse momento, informações de perfil já foram cruzadas e uma tela à frente são exibidas informações sobre você, são dadas as boas-vindas e recomendações personalizadas baseadas em seu perfil e seu histórico de compras. 


 


Seguindo o caminho pela loja da  NEC, tivemos acesso a uma mesa com tecnologia de projeção com touch, onde uma tela é projetada em uma superfície, que permite interação com cliques e seleções. Nesse caso foi feita a projeção de um cardápio na própria mesa e a pessoa podia escolher os produtos, ter informações sobre ele, pedir e pagar, garantindo atrito zero. 


 


 


SAMSUNG


 


Saindo da NEC, fomos para a SAMSUNG, que concentrou sua exposição na demonstração do uso de monitores. Tvs com alta qualidade, para espaços internos e externos, principalmente para exposição de produtos. Um destaque para duas super telas, uma com tecnologia Mirror (espelho), que permite experimentar roupas/produtos virtualmente se olhando no espelho, e integrados com outros sistemas para finalizar a compra; e o outro é um monitor de interação que se transforma num quadro de trabalho, integrado com smartphone, ele permite também escrever na tela , tirar imagens ou dados do celular, passar pra tela, sendo um quadro de reuniões e interação perfeito para planejamentos , protótipos, brainstorming…


 


Fechando a visita técnica, notamos grande concentração de esforço comum a todas as empresas na busca de oferecer melhores experiências e cada vez mais personalizadas aos clientes.  E também ficou evidente a grande preocupação em gerar informação para tomada de decisão em tempo real, tornando o varejo pro-ativo, por meio da tecnologia."


 


Marcelo Carneiro – Gerente Comercial e Marcelo Costa – Coordenador de Tecnologia da Informação. 

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