Notícias - 16 de janeiro de 2017 5 maneiras de rebater o – estou só olhando – do seu cliente Apoio ao Comércio Uma das coisas que mais irrita nós, clientes, é quando estamos em uma loja e um vendedor ou vendedora fica nos seguindo, como uma sombra. Principalmente se fizer isso depois de nos ter perguntado “em que posso ajudar?”. Quando o cliente entra em uma loja hoje, acostumado que está com o uso da internet em seu smartphone, onde navega sem ser perturbado, espera o mesmo comportamento do vendedor. Para ajudar você a se disciplinar, algumas dicas poderão ajudar a evitar a resposta do cliente de que “está só olhando”: 1. Dê tempo ao seu consumidor Saiba que o maior responsável por esta temida resposta é você. Assim, a melhor maneira de não a ouvir é não dar motivos para que o cliente a use. O hábito ainda comum entre vendedores é, ao ver um cliente entrar na sua loja, correr para ele e já perguntar o que pode fazer por ele. Ao perguntar em que pode ajudar, ao invés de soar educado, poderá parecer que você o está pressionando. Clientes odeiam ser pressionados e, na verdade, às vezes não sabem mesmo o que estão procurando. Você, profissional de vendas, antes de tudo, deve dar ao cliente o seu tempo. Deixe o cliente olhar o quanto desejar e fique certo ou certa de que, no momento em que ele precisar, irá falar com você. 2. Espere que ele venha até você – e faça as perguntas certas A melhor forma de ajudar ao cliente é estar à disposição. Não precisa avisar: ele notará isso e ficará satisfeito quando e se ele precisar. Quando isso acontecer, aproveite para fazer as perguntas certas e ajudá-lo a definir o que ele precisa, mostrando que você é quem melhor pode ajudá-lo no que procura. 3. Seja objetivo e não fique bajulando o cliente Hoje dispõe-se de muito pouco tempo de atenção do cliente e, por esta razão, quanto mais assertivo você for, maior a chance de conquistá-lo. Clientes não precisam e não querem elogios e bajulação. Basta cumprimentá-lo e o deixar à vontade. Se ele precisar, esteja disponível. 4. Não jogue suas metas para cima dele Controle sua ansiedade. Clientes não gostam quando percebem que o vendedor só quer vender alguma coisa, não importando o quê. 5. Não seja arrogante e muito confiante na sua lábia Clientes gostam de comprar, e não que você se venda para eles. O processo de vendas não depende só do seu talento de vender. Não se ache o único responsável pelas coisas acontecerem. Mesmo assim, ele disse “só estou olhando”. E agora? Mas se você não resistiu a tentação deste velho hábito e acabou ganhando essa resposta, respire fundo. Não diga mais nada e deixe-o olhar o quanto quiser. Não o siga pela loja, como se não tivesse se conformado com a resposta. Observe-o de longe. Dê-lhe a privacidade que precisa e, ao mesmo tempo, o conforto de tê-lo se precisar. Você está lá para ajudá-lo; não para incomodá-lo ou pressioná-lo. Não precisa perguntar ou avisar. É isso que seu cliente espera de você. Simplesmente faça – mas quando ele pedir. Fonte: Exame – PME – Editado Publicações similares Apoio ao Comércio 19 de outubro de 2023 CONFIRA QUAIS SÃO AS INTENÇÕES DE COMPRAS DOS CONSUMIDORES PARA A BLACK FRIDAY 2023 Com o objetivo de sondar as expectativas de vendas para a Black Friday 2023, e te … Apoio ao Comércio 26 de setembro de 2023 EXPECTATIVA DE MERCADO PARA O DIA DAS CRIANÇAS 2023 Com o objetivo de sondar as expectativas de vendas para o Dia das Crianças 2023, elaboramos … Apoio ao Comércio 25 de setembro de 2023 CDL/BH APRESENTA PROPOSTAS PARA MINISTÉRIO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA A entidade propôs emendas para dar destaque maior às atividades de Comércio e Serviços nas MPEs … Apoio ao Comércio 25 de setembro de 2023 PARA COMÉRCIO, REDUÇÃO DA SELIC VAI IMPULSIONAR VENDAS DO SUPER-TRIMESTRE CDL/BH acredita que crescimento da economia poderá ser mais robusto com nova taxa O setor de comércio …