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5 motivos pelos quais todo e-commerce precisa ser m-commerce

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O consumidor exige praticidade e segurança e as empresas esperam fidelizar clientes e garantir faturamento. A Viewit Mobile preparou uma lista simples que mostra com clareza como o mobile commerce torna e-commerces mais competitivos no mercado. 


 


As mudanças no cenário tecnológico acontecem em tempo real e não apenas os internautas precisam se adaptar às inovações, como as empresas também sofrem a pressão de estar à frente no universo digital. O novo consumidor quer a facilidade de realizar uma compra, a velocidade para conectar-se com pessoas de qualquer lugar do mundo e a eficiência de contratar um serviço com um simples toque na tela de um dispositivo móvel.


 


Esses são apenas alguns exemplos das expectativas atuais. Para atendê-las e garantir a competitividade no mercado, empresas que já atuam como e-commerces precisam aumentar o desempenho como m-commerces, ou seja, com sites que funcionem no ambiente móvel. E, quanto antes começarem, melhor.


 


Cesar Bonadio, CEO da Viewit Mobile, empresa especializada em desenvolvimento de softwares e soluções de mobilidade, como o revolucionário motor Web2mobile, alerta que “os internautas têm, hoje, o celular como primeira tela, e é por aí que esse potencial cliente vai conhecer e possivelmente adquirir produtos ou serviços”. 


 


A Viewit preparou uma lista com 5 motivos pelos quais todo e-commerce deve se apressar para se tornar m-commerce:


 


1 – Mudanças no Google: Recentemente, o Google anunciou mudanças em seu algoritmo de busca que entrarão em vigor a partir de 21 de abril. Os recursos mobile-friendly serão ampliados como sinal de ranqueamento, o que afetará os resultados de busca em todo o mundo, independentemente do país ou do idioma. Informações de aplicativos indexados também vão ser utilizadas como fator de ranqueamento para os usuários que já têm o aplicativo instalado no aparelho. Isso significa que os sites, sejam e-commerces ou não, e que ainda não possuem uma versão mobile, estarão cada vez menos em evidência nas buscas. 


 


2 – Internet pelo celular: Um estudo divulgado em 2014 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br) apontou que o número de pessoas que utilizam o celular para acessar a internet cresceu 106% nos dois anos anteriores, ultrapassando a marca de 52,5 milhões de usuários. É fato que o tempo em que o aparelho móvel era utilizado apenas para telefonar passou e, em muitos casos, a função inicial do telefone é esquecida. Com a praticidade dos smartphones, checar e-mails, conectar-se às redes sociais, ficar por dentro das notícias e até realizar uma compra ou pedido em sites e apps, são ações mais comuns que uma simples chamada telefônica. 


 


3 – Mais Smartphones: O acesso aos modelos mais completos de aparelhos móveis decolou de vez. Só para 2015, a previsão da consultoria IDC Brasil é de que cerca de 63,3 milhões de smartphones sejam vendidos. Um aumento de 16% para o mercado de smartphones, em comparação com 2014, quando 54,5 milhões de unidades foram comercializadas. Entre 2014 e 2013, o salto foi de 55% em crescimento nas vendas. Nem é preciso dizer que quanto maior o acesso à tecnologia, mais exigentes ficam os consumidores em relação à rapidez e praticidade nas transações.


 


4 – Internautas satisfeitos, clientes em potencial: Se aumentam as chances de um cliente conhecer a marca pela tela do celular ou do tablet, é melhor garantir o sucesso desse contato inicial. A primeira impressão é a que fica! Sites desenvolvidos para desktop não são adaptados para o ambiente mobile. O usuário precisa ficar no velho “estica-encolhe” de página, a leitura não é eficiente, e, com tantos empecilhos, o internauta pode se cansar e desistir. Quando o site é mobile-friendly, a navegação flui facilmente, os recursos se ajustam ao dispositivo e a satisfação é certa. Segundo o CEO da Viewit Mobile, a mobilização reflete não só no número de pageviews, mas influencia diretamente na conversão: “a adaptação de sites de e-commerce, por exemplo, gera crescimento médio imediato de 5% a 10% nas vendas dessas empresas. Levando em conta apenas as vendas via tablet e smartphone, o aumento pode ser de até 200%, de acordo com o ramo de negócios”, ele explica.


 


5 – M-Commerce é oportunidade: O 31º relatório WebShoppers revelou que as vendas realizadas por meio de dispositivos móveis já representam 9,7% do total de compras pela internet no Brasil. 56% das transações são efetuadas em smartphones. A tendência é que o número continue a crescer e fazer parte dessa onda de oportunidades é fundamental para manter o negócio competitivo. Além de estar presente, mas manter bom desempenho e excelência na qualidade dos serviços de m-commerce requer investimento. Em contrapartida, o retorno é recompensador. Atuar no comércio eletrônico e não atender às demandas do mobile não é mais uma opção. Para ser uma grande marca na web hoje, é fundamental ter uma forte estratégia em mobilidade. 


 


(Fonte: GS&MD Gouvêa de Souza)


 

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