Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

5 segredos de empresas que fazem sucesso nas redes sociais

Apoio ao Comércio

Você já deve ter passado por posts de marcas como Giraffas, Nubank e Pontofrio. Essas empresas parecem estar em todos os lugares da internet, por conta de sua boa presença nas redes sociais. As estratégias para conseguir aparecer são mais simples do que se costuma imaginar e podem ser realizados por qualquer negócio.


 


Segundo Monica Lobenschuss, fundadora da Social Lounge, é muito importante para qualquer empreendedor, independente do porte, aproveitar as redes sociais. Ele tem a chance de aparecer em pé de igualdade com empresas maiores – e, assim, vender mais.


 


As pessoas buscam o tempo todo, soluções para seus problemas em buscadores, como o Google e em redes sociais. Quando veem que sua empresa pode ajudar, elas verificam se você tem uma boa presença digital, como um perfil no Facebook ou no Instagram. E confiam mais em quem possui uma visão de multicanais, explica a especialista em marketing digital Ana Tex.


 


É muito importante conhecer seu consumidor para depois criar as táticas que falem exatamente com seu público.


 


Confira algumas táticas dessas empresas que você pode pensar em aplicar, hoje mesmo, no seu empreendimento:


 


1 – Atender um a um, de forma humanizada


 


Um dos segredos para se dar bem nas redes sociais – e, de forma geral, no marketing digital – é promover um atendimento humanizado. Os consumidores não querem respostas padronizadas e robóticas de uma organização, e sim falarem com uma pessoa.


 


Um exemplo de sucesso, segundo Kauwertz, é o Nubank. É uma startup que entrou em um mercado forte concorrência dos grandes bancos, e conseguiu alcançar a popularidade com seu público-alvo, que são os jovens. A estratégia de atendimento online foi um sucesso e já há 4 milhões de pessoas na fila para conseguir um cartão deles. Realizam ações pontuais, além de responder os comentários e solicitações de maneira coloquial, com emoticons, gifs e memes.


 


2 – Ficar de olho em possíveis virais (e surfar na onda deles)


 


Uma boa estratégia é aproveitar assuntos que estejam em alta nas redes e participar dessa conversa – por exemplo, fazendo um post inesperado. É importante falar de temas que são relevantes e valorizados pelas pessoas, para assim conseguir audiência e promover sua marca.


 


3 – Educar, entreter e inspirar com seu conteúdo


 


Na hora de produzir os posts, lembre-se: seu conteúdo deve ter como objetivo mover seu público-alvo de alguma forma. Ana Tex ressalta três pilares: educação, entretenimento e inspiração. Se você tem uma loja de móveis, por exemplo, pode incluir conteúdos sobre como decorar bem sua casa e postar fotos de cômodos inspiradores.


 


4 – Ter um equilíbrio entre conteúdo e autopromoção


 


Mesmo com esse foco em posts com conteúdo agregado, seu negócio ainda é um negócio: uma hora, você terá de falar dos seus produtos ou serviços. Então, como alcançar o equilíbrio? Kauwertz, diz que a fórmula mais usada é 80% de posts de valor agregado para o público-alvo e 20% de posts de autopromoção do empreendimento.


 


5 – Conectar-se com os influenciados da sua área de atuação


 


Outro segredo das marcas que fazem sucesso nas redes é firmar relacionamento com influenciadores digitais. São pessoas comuns que geram conteúdo na internet e se tornam conhecidas em uma comunidade específica e que podem persuadir os consumidor.


 


 


Fonte: Mariana Fonseca – Exame – Editada

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …