Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

54% das PMEs lideradas por mulheres já estão operando totalmente

Apoio ao Comércio

Estudo realizado com milhares de empreendedoras que lideram pequenas e médias empresas (PMEs) em diferentes regiões do mundo, inclusive no Brasil, aponta que, mesmo em um cenário desafiador, as empreendedoras continuaram a provar sua resiliência . O “Visa Back to Business 2021 – Edição Mulheres”, promovida pela empresa de meios de pagamento Visa, traz uma análise de como essas mulheres têm administrado seus próprios negócios durante a pandemia.

A dedicação mostrada pelas empreendedoras para manter um ambiente seguro e adequado para clientes e empregados tem refletido diretamente em seus resultados. Muitos de seus negócios já voltaram ao patamar pré-covid . De acordo com o estudo, globalmente, 54% das PMEs lideradas por mulheres já estão operando totalmente e 24% preveem chegar lá em até seis meses. No Brasil essas porcentagens são de 50% e 21%, respectivamente.

Ainda olhando para a realidade brasileira, apenas 38% enxergaram no cenário da pandemia uma oportunidade frente às dificuldades.

Realizado em novembro de 2020, o estudo analisa o andamento das operações dessas PMEs a partir do relato de suas proprietárias, tomando como base os três meses anteriores à abordagem e os três meses que viriam adiante – até fevereiro de 2021. Foram ouvidas mulheres donas de PMEs nos segmentos de varejo, consultorias, construtoras, restaurantes e turismo.

Outra revelação do estudo é que PMEs lideradas por mulheres em todo o mundo fizeram mudanças relevantes em seus negócios no último ano, acompanhando tendências, transformando suas vendas de forma mais segura e lançando mão da tecnologia.

Globalmente, mais de quatro em cada cinco dessas lideranças femininas em pequenas e médias empresas (84%) adotaram medidas para adaptar seus métodos de pagamento e atender às necessidades de seus compradores . As medidas mais comuns citadas foram que 45% delas passaram a vender seus produtos no mundo on-line e 43% passaram a aceitar pagamentos por aproximação.

As empreendedoras brasileiras também caminharam nesse sentido em 2020:

Os maiores desafios citados pelas brasileiras estão relacionados às mudanças de comportamento do consumidor, com 49% das respostas, seguido por preocupações sobre como equilibrar questões profissionais e pessoais (37%); manter a segurança e saúde de seus funcionários (30%); gerar lead/marketing (28%); ter acesso a capital (28%); enfrentar barreiras tecnológicas (14%); manter a cadeia de abastecimento dos produtos (12%); ou questões como a inadimplência e chargeback (11%) .

E quando perguntado sobre uma possível piora da economia nos meses seguintes à análise, 47% das entrevistadas demonstraram preocupação, inclusive com a necessidade de encerrar suas atividades se o quadro piorar. Outra preocupação constante no Brasil ainda diz respeito às fraudes on-line (86%) , que despertam sua atenção para a implementação de tecnologias para prevenção e combate.

Olhando para o futuro, elas afirmaram ter interesse em manter essas iniciativas adotadas anteriormente nos meses seguintes. No Brasil, a maioria reforçou a importância de permanecer no ambiente virtual (62%) e seguir investindo em mídias sociais (73%).

Elas também consideram importante continuar investindo em iniciativas que ofereçam melhor experiência de compra aos seus clientes, tais como maior segurança (43%) e opções de pagamentos eletrônicos, como por mobile no ponto de venda (40%) e por aproximação (36%) , porque entendem que esses elementos são fundamentais para que sejam escolhidas como uma opção.

Em relação ao uso de pagamentos por aproximação, especificamente, 62% delas acreditam que as pessoas continuarão optando por essa forma de pagar, mesmo após a vacina contra a covid-19.

“Esta edição especial do Visa Back to Business 2021 – Mulheres reafirma o potencial que elas possuem em transformar suas próprias realidades, impactando para além de suas vidas e movimentando economicamente e digitalmente todo o seu entorno, o que na Visa é bastante incentivado por meio de diversas frentes”, diz Sabrina Sciama, diretora executiva da Visa do Brasil.

O estudo foi conduzido por Wakefield Research entre 2.250 proprietários de pequenas e médias empresas com até 100 funcionários nos EUA, Alemanha, Canadá, Irlanda, Hong Kong, Cingapura, Brasil, Rússia e Emirados Árabes Unidos, entre 13 e 25 de novembro de 2020, por e-mail e uma pesquisa on-line. Os dados foram recortados, trazendo um olhar do ponto de vista das empreendedoras que participaram da análise.

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …