Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

900 MICRO E PEQUENAS EMPRESAS EM TODO O PAÍS VÃO INICIAR A CAPACITAÇÃO EM INOVAÇÃO

Notícias gerais

O projeto Varejo Inteligente Conecta Brasil, promovido pelo Sebrae e CDL/BH, vai promover conexões de empreendedores com startups e consultorias individuais. Atividades iniciam ainda este mês 

O projeto Varejo Inteligente Conecta Brasil – transformando o varejo pela inovação, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), selecionou 900 micro e pequenas empresas MPEs em todo o país que, a partir de maio, serão capacitadas em inovação. A lista das empresas selecionadas está disponível no site: https://bit.ly/empresas_selecionadas_Varejo_Inteligente_2023

A pré-seleção reuniu 3.300 pessoas, distribuídas entre MPEs e microempreendedores individuais. Dessas, 1.300 passaram para a segunda fase e, a partir dos critérios exigidos pelo projeto, 900 seguirão para a etapa de aceleração, na qual serão promovidos workshops, oficinas, consultorias individuais para as micro e pequenas empresas e conexão com startups. Todo o processo de aceleração será customizado a partir dos desafios das empresas selecionadas. A quarta e última etapa, Foco 4, será um evento aberto ao público no modelo híbrido (presencial com transmissão on-line), onde serão entregues os resultados do projeto, reconhecimento das CDLs,  das micro e pequenas empresas e das startups mais engajadas. A previsão é que este evento seja realizado em setembro. 

De acordo com o presidente da CDL/BH e do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, “o Varejo Inteligente tem como proposta ajudar as MPEs a lidar com os desafios do negócio e atuar diretamente na transformação das pessoas que estão à frente da gestão, tornando-as capazes de praticar inovação de forma simples, promovendo resultados reais e, consequentemente, habilitando-as como embaixadoras de inovação no setor de comércio e serviços”.

Trilhas de conteúdo

Durante quase dois meses, os participantes das primeiras etapas do projeto tiveram acesso a Trilhas de Conteúdo para capacitação em temas como marketing digital, gestão administrativa, financeira e fundamentos de marketing com especialistas de mercado. Ao todo, 1.600 participantes, de diversas cidades do país, tiveram acesso a 208 horas de conteúdo em 26 trilhas e 104 eventos on-line. 

O empreendedor Williams Fontineles, proprietário de uma loja de materiais de construção em uma comunidade indígena, em Boa Vista, Roraima, foi um dos participantes da trilha. Segundo ele, seu estabelecimento é o primeiro comércio da comunidade Vista Alegre, que é composta por 777 pessoas. “O Varejo Inteligente Conecta Brasil me trouxe ideias de modernização da loja como wi-fi, o uso de um contato direcionado para os clientes onde promovo anúncios e promoções para a comunidade. Tudo isso tem transformado meu negócio”, afirma. 

De Minas para o Brasil

O Varejo Inteligente Conecta Brasil é a nacionalização do projeto Varejo Inteligente, criado em 2016 pela CDL/BH e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas), que tem como proposta apoiar as empresas da capital mineira e Região Metropolitana no caminho rumo à inovação. A edição mineira do programa já realizou sete edições e impactou 126 empresas, 125 startups e, por meio do transbordo, impactou mais de 2.200 pessoas.

“Nacionalizar o programa, depois de muito aprendizado e validação, é uma forma de oportunizar para as MPEs e MEIs de todo o Brasil a possibilidade de desmistificar a inovação, entender que não se trata só de tecnologia e que é possível aprender metodologias e ferramentas passíveis de aplicação em seus negócios de maneira recorrente. Assim, é possível melhorar resultados, mudar a mentalidade e, de fato, implementar uma cultura de inovação independentemente do tamanho de sua empresa” afirma o gerente de inovação e tecnologia da CDL/BH, Marcelo Costa.

Publicações similares

Notícias gerais
27 de maio de 2024
FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO FERIADO DE CORPUS CHRISTI

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/BH informa que o comércio de Belo …

Notícias gerais
24 de maio de 2024
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES DAS CASAS LEGISLATIVAS DE 20 A 24 DE MAIO.

Ampliação de comércio nas ADEs; simplificação do Código de Posturas; 5G nas cidades do interior de …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
GASOLINA SERÁ VENDIDA COM VALOR REDUZIDO EM 35% NO DIA LIVRE DE IMPOSTOS

No dia 6 de junho, o litro do combustível será comercializado a R$ 3,76. O abastecimento …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
COMÉRCIO DE BH ENCERROU PRIMEIRO BIMESTRE DE 2024 COM CRESCIMENTO

Movimentação turística e festas do período contribuíram para o resultado positivo. Na análise mensal, fevereiro obteve …