Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

A busca pelo aumento da produtividade nos pontos de vendas

Apoio ao Comércio

A era da expansão desenfreada perdeu força por conta do crescimento da demanda atenuada e da estagnação da economia, fazendo com que muitas das diretrizes estratégicas de expansão nas empresas varejistas fossem revistas. 


 


Adicionalmente a isso outras questões incomodam os varejistas, principalmente aqueles que operam unicamente lojas físicas:


 


? Os consumidores estão cada vez mais informados e mais exigentes;


? Os insumos do varejo, tais como, mão de obra, aluguel, fretes, serviços públicos, dentre outros, estão crescendo acima da inflação


? Acirramento da concorrência por meio da internacionalização, da concentração em alguns setores e do crescimento em canais digitais;


? Dificuldade na contratação,
treinamento de pessoas e retenção destes talentos.


 


Com este cenário, certamente o varejo conta com grandes desafios e muitas oportunidades para buscar o aumento da produtividade nos atuais pontos de venda.


 


Olhando pelo lado das oportunidades, os potenciais benefícios em revisitar toda a operação no ponto de venda podem ser sintetizados em duas frentes:


 


Menores custos operacionais:


 


? Ajuste no quadro de pessoal e escalas de trabalho;


? Redesenho de papéis e responsabilidades;


? Redução de perdas;


? Redução de despesas operacionais e de venda.


? Maior taxa de conversão:


? Equipamentos abastecidos corretamente;


? Produtos etiquetados e comunicados;


? Loja organizada e limpa;


? Agilidade nos processos de atendimento e vendas;


? Redução das filas;


? Aumento de controles;


? Metas claras e política de incentivo e comissões;


? Medição de resultados e da produtividade.


 


Para capturar todos esses benefícios de forma integral e perene, muito trabalho tem que ser feito na empresa. Não podemos subestimar um trabalho como esse, pois em sua maioria os grandes ganhos estão em uma mudança que vai além do chão de loja, deve haver uma pré-disposição em revisitar o modelo de gestão e como o varejista trata seu precioso ativo que são as pessoas.


 


Luiz Alexandre de Paula Machado (Fonte: GS&MD Gouvêa de Souza)


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
8 de outubro de 2024
Compras de última hora, busca por preço justo e ida às lojas físicas marcam Dia das Crianças em BH

Segundo pesquisa da CDL/BH, a movimentação às vésperas da data promete ser grande no comércio da …

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …